Mistérios da Terra: O Leviatã


Conceito
  Caros amigos, nessa postagem iremos comentar sobre um mistério bíblico, chamado leviatã. iremos comentar a respeito e discutir a sua representação. 
   O 'Leviatã,,,' é uma criatura, geralmente de grandes proporções, bastante comum no imaginário dos navegantes europeus da Idade Moderna. Há referências, contudo, ao longo de toda a história, sendo um caso recente o do Monstro de Lago Ness. Porém o uso de referência sobre esse animal, provem principalmente da bíblia.

Bíblia 
    O Livro de Jó, capítulos 40 e 41, aponta a imagem mais impressionante do Leviatã, descrevendo-o como o maior (ou o mais poderoso) dos monstros aquáticos. No diálogo entre Deus e Jó, o primeiro procede a uma série de indagações que revelam as características do monstro, tais como "ninguém é bastante ousado para provocá-lo; quem o resistiria face a face? Quem pôde afrontá-lo e sair com vida debaixo de toda a extensão do céu? ....Quem lhe abriu os dois batentes da goela, em que seus dentes fazem reinar o terror?...... Quando se levanta, tremem as ondas do mar, as vagas do mar se afastam. Se uma espada o toca, ela não resiste, nem a lança, nem a azagaia, nem o dardo. O ferro para ele é palha, o bronze pau podre" (Bíblia Sagrada, 1957: 656). Ao lado do Leviatã, no capítulo 40 do livro de Jó, aparece o Behemoth[9], vigoroso e musculoso animal terrestre, "sua força reside nos rins e seu vigor no músculo do ventre. Levanta sua cauda como (um ramo) de cedro, os nervos de suas coxas são entrelaçados; seus ossos são tubos de bronze, sua estrutura é feita de barras de ferro" (Bíblia Sagrada, 1957: 654).

   Na bíblia também fala que Deus enviara Behemoth para matar Leviatã. Eles terão uma grande batalha, onde os dois morreriam, mas Behemoth sairia vitorioso por cumprir sua missão.

Dinossauros:
  Existe um conceito de algumas pessoas que afirmam que o Leviatã, seria uma espécie de dinossauro ou algo parecido. assista abaixo 

Apócrifos
   Os Evangelhos apócrifos, que inserem o Leviatã entre os cetáceos criados por Deus no quinto dia do processo criativo. De acordo com as mesmas obras apócrifas, a única razão para o Leviatã ser mantido com vida era a de que serviria de alimento aos bem-aventurados. Segundo a tradição, o Leviatã vivia nas profundezas do mar, e foi, como consequência, ligado à conceção de inferno vivo. Esta associação encontra-se, por exemplo, presente no chamado Evangelho de Bartolomeu (apócrifo). 

   Como representação do Mal, aparece frequentemente como um dragão dotado de muitas cabeças criado por Deus para demonstrar o Seu poder supremo, que tudo cria e tudo vence, e acaba por ser derrotado por Javé (Salmos), depois do Leviatã se revoltar contra Ele juntamente com o mar ? que é considerado o seu meio ambiente, conforme o que acima foi dito. Os anjos que se revoltaram contra Deus foram também engolidos por Leviatã, segundo reza a tradição da Ars Moriendi. A conotação maléfica, de presságios funestos, e a configuração de serpente marítima (ou dragão do mar) escorregadia e enrolada sobre si mesma que se evidenciam na Bíblia encontravam-se já nos escritos de Ugarit, referentes à mitologia fenícia, e neles se conta que o Leviatã combateu o deus Mot, senhor da morte e das secas, acabando por perecer sob a espada de um servo do deus Baal.
  Considerações do BLOG:

   Caros amigos, interpretando a bíblia podemos perceber que Deus criou Leviatã e pôs sobre o mar.(Salmos 104:26)
"Ali andam os navios; e o leviatã que formaste para nele folgar."
  Deus também feriu leviatã, conforme está escrito em: Salmos 74:14
Fizeste em pedaços as cabeças do leviatã, e o deste por mantimento aos habitantes do deserto."
  (Isaias 27:1)
"Naquele dia o SENHOR castigará com a sua dura espada, grande e forte, o leviatã, serpente veloz, e o leviatã, a serpente tortuosa, e matará o dragão, que está no mar." 
  Podemos perceber que leviatã pode ser tanto uma forma de filosofia da bíblia, ou um monstro que existiu antes do dilúvio, ou a própia personificação do Diabo, que é representado por uma serpente, assim como a própia Mulher foi enganada por uma serpente. essa dúvida fica em nossas cabeças, pense a respeito
 




17 comentários:

  1. O Leviatã é cultuado ainda nos dias de hoje, embora as pessoas o façam sem saber, pois o Satanás é astuto e sabe muito bem como distorcer e disfarçar suas intenções, induzindo as pessoas à cairem em suas armadilhas: O Leviatã é citado na Bíblia como sendo o mais forte dos deuses pagãos e domina sobre os mares. Todos os deuses pagãos são na verdade o mesmo Satanás com denominações diferenciadas, portanto os deuses que dominam as aguas e qeu recebem diversos nomes, conforme os países ou culturas são o mesmo Leviatã ou Satanás. Ex: Netuno é o antigo deus dos mares. Netuno é Leviatã que também é Satanas. Iemanjá é a rainha do mar, Iemanjá é Leviatã que também é Satanás. Outro exemplo que veio das águas é Aparecida do norte que se não bastasse isso, ainda tem o formato de pirâmide. Enfim todos os deuses pagãos são ramificações do Satanás que ele proprio adotou e determinou aos seus seguidores que os adorassem através desta infinidade de deuses, pois desta forma ele recebe (rouba) a adoração que pertence ao Deus Verdadeiro(Jeova). Toda a América latina é oferecida à Leviatã e o símbolo que o representa é aquela escultura que existe sobre o espelho d`água em frente ao palácio do Itamaraty em Brasília chamada de "Meteoro" do artista Bruno Giorgi(meteoro assim como o Satanás é o que "caiu" do céu). este mesmo símbolo pode ser visto na logo marca da TV Record e aqui é mais explícito ainda, pois traz a América do Sul dentro do simbolo, confirmando a consagração deste continente à este deus pagão. Na verdade este deus existe sim mas na Biblia ele esta em linguagem figurada, pois se voce for ao mar não irá encontrá-lo fisicamente porque ele é um ser espiritual (maligno). Algumas traduções biblicas tendenciosas o citam como "Crocodilo" e desta forma amenizam o entendimento do leitor quanto à gravidade e o poder deste deus, algúem por acaso já viu um crocodilo em alto mar??. Cabe ainda ressaltar que Brasília foi totalmente inspirada, planejada e construída com referencias à uma antiga cidade egípcia chamada Akhetaton (atual Tell el Amarna)e Brasília é totalmente consagrada a deuses pagãos do antigo Egito (procurem o livro Brasília Secreta de Iara Kern) e todas as decisões políticas que norteiam e refletem diretamente nas vidas de todos os cidadãos brasileiros são tomadas mediante consulta às estes deuses (ramificações do Satanás) em resumo o Governo brasileiro é totalmente submisso ao demônio ao contrario do que deveria ser: Salmo 33:12 Bem-aventurada é a nação cujo Deus é o SENHOR, e o povo ao qual escolheu para sua herança. Fiquem com Deus o verdadeiro cujo nome é Jeová!!!

    ResponderExcluir
  2. Prezado amigo, por favor... Faça-nos a gentileza de expressar sua manifestação de fanatismo cristão para aqueles que se mostrarem interessados em histórias sem fundamento e com o único propósito de atacar qualquer religião que não seja a sua. Sinto-me ofendido com o seu comentário que atacou diretamente diversas manifestações do legado de minha religião, porém, não desejo-lhe qualquer mal... Muito pelo contrário, desejo-lhe sabedoria para filtrar melhor o que lê e o que comenta, pois a mim, seu comentário ofensivo e sem a menor lógica não causa nada mais que repulsa. Mas para você... Olha, fica claro que é totalmente leigo e um perfeito alienado, isso sem falar que fica muito feio também para sua religião. É essa a instrução que ela oferece a seus adeptos? Realmente lamentável!!!

    ResponderExcluir
  3. Primeiramente digo que sou cristao, e ao nosso primeiro comentario digo para antes de jugar ou falar asneiras dizendo que o leviathan é o Diabo,vai ler a biblia e estuda-la pois generalizar ou misturar teorias e religios pagaes com um ser que a biblia cita que foi croado por DEUS, aff... Vai ler e estudar..

    ResponderExcluir
  4. Já ouviu falar do som vindo das profundezas chamado "Bloop", que até hoje não foi desvendo sua orígem, mas que adimitiu-se ser possível pertencer a uma gigantesca criatura jamais vista?

    ResponderExcluir
  5. Não sei se leviatã seja o diabo mas em uma das escrituras judaicas diz : E um dia o Senhor Jeovah visitara a casa de Leviatã e descepara lilith e Samael

    ResponderExcluir
  6. Concordo com o prímeiro comentario, só existe um Deus, e esse Deus é Jeová... Só a ele que dvemos adorar...

    ResponderExcluir
  7. mais de 1000 religiões pelo mundo e apenas a sua é verdadeira e a que salva . conte-me mais como é ser sortudo desse jeito .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nao e sorte e saber o certo e o errado vai num centro de espiritismo q vc vai ver imagens desses deuses q vcs adora st,maria st,jose st,aparecida sao tudo imagens do demonio acretitem ou nao.. Nao sou contra a sua crenca faz oq quiser deus te deu livre abirto facas suas decisoes e aguente suas consequensias bom dia ;)

      Excluir
  8. Mas quando José virou governador do Egito(cargo mais alto depois do faraó), Deus abençooou muito o Egito. Mesmo sendo um povo pagão. Mas depois das mortes de José e do faraó, o novo faraó não sabia, do que josé e Deus fez pelo Egito. E escravizou o povo judeu. E foi ae que Deus tirou o povo dele do Egito. Eu acho que Deus não iria abençoar seguidores de satanás.

    ResponderExcluir
  9. O primeiro comentário está correto; muito bom! O leviatã é uma filosofia e quando Deus fala sobre ele, fala a respeito de satanás. Quando fêz o homem, deu a ele o domínio de tudo que ele fez Sl 2.4-8. E quando Deus fala sobre este ser marítimo, diz que homem nenhum pode sub-julgá-lo. Deixe a religião de lado, na hora da verdade?

    ResponderExcluir
  10. Antonio Carlos Santos Guedes26 de novembro de 2013 07:38

    O primeiro comentário está correto; muito bom! O leviatã é uma filosofia e quando Deus fala sobre ele, fala a respeito de satanás. Quando Deus fêz o homem, deu a ele o domínio de tudo que ele fez Sl 2.4-8. E quando Deus fala sobre este ser marítimo, diz que homem nenhum pode sub-julgá-lo. Deixe a religião de lado, na hora da verdade?

    ResponderExcluir
  11. Amigos não vamos perder o foco do post se perdendo divagações que nada tem a ver com o assunto abordado,lembrem-se que se alguma coisa há de ser manifesta buscando verdadeiramente a guia de Deus tudo se fará claro,agora isto vos digo Aleister Crowley era um mestre da encenação e da mímica e propagou recursos de ilusionismo que até hoje inspira muitos artistas como os que inspirou antes e após a sua morte.Lembremo-nos que sua residência ficava ás margens do lago Ness e que o ¨tal¨monstro poderia ser tão somente uma foto de uma mão fazendo o formato de uma serpente,ele mesmo demonstrou isso em algumas fotografias em que aparece forjando sombras na parede com o formato de animais,e aí, será que desta vez matamos esta charada do lago Ness?

    ResponderExcluir
  12. Há um só Deus. ponto.

    Podem experniar, gritar, se utilizar de argumentos humanos, chorar, agredir, violar e mentir.

    Há um só Deus. VIVO.

    A história da humanidade, relatada entre diversas culturas, quase todas com comprovações culturais e religiosas, atestam o dilúvio, a Pangea e até mesmo a ilusão de seres de outros planetas. Os ETs.

    Qualquer cristão sabe que não devemos permitir que nosso corpo seja invadido por espíritos IMUNDOS. Saindo disso, quase todas as religiões e inclusive a cristão e o que mais fazem.

    Não acredito em religião. Deus não fundou religião alguma que não seja cuidar dos órfãos e viúvas. O resto é o mesmo engano de todas as religiões que um dia se tornarão apenas uma.

    NUNCA dobrarei meus joelhos diantes de qualquer "deus" que não seja DEUS e Jesus meu salvador. Da mesma forma que nenhum argumento me convencerá a dialogar com os que servem ao demônio.

    Podem chamar do que quiserem. Não me rendo a outro que não o Senhor dos senhores, O Rei dos reis.

    Se estudassem a história, cultura, arqueologia e a verdadeira verdade, As Escrituras sagradas, veriam que o culto a deus mãe e deus menino vem da inveja do diabo e sua insistência em copiar as coisas de Deus.

    Assim como Iemanjá ou seja qual for o nome que o diabo use, para mim não é deus coisa nenhuma. São demônios que só praticam o mal. Desviam a conduta trocando moedas, oferendas e sacrifícios quase sempre com o intuito de prejudicar alguém ou agradar por ter prejudica.

    Tenho nojo e vomito de minha boca todas as religiões e os tolos que as defendem como se tivesse direito sobre a verdade. Fizeram suas escolhas? vivam e morram com isso.

    Deus! Já é chegada a hora de sua justiça. Que venha a sua Ira e que todos que o afrontaram e desviaram o caráter e a vida da humanidade, assim com causaram todo a sorte de mal e abalaram os céus, recebam o devido cálice que tens preparado.

    Não há mais condição de viver neste mundo sem a tua presença. Sem a tua orientação e o seu comando. Que se acabe o tempo do enganador, da mentira e dos rebeldes que insistem em viver a vida promíscua e pecaminosa.

    Seja feita a tua vontade!

    ResponderExcluir
  13. é interessante perceber que a biblia ora usa linguagem figurada e ora usa linguagem literal. No entanto a respeito do leviatã acho ( pois sou leigo no assunto)que ele realmente existiu ou existe, biblicamente falando é claro.

    ResponderExcluir
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  15. Leiam o livro Filho do Fogo. Lá é explicado que Leviathan é um Principado que Impera aqui no BRASIL e o seu Elemento é a Água, e a sua personificação aqui no BRASIL é Iemanja, Aparecida e Iara (mãe d'água). Em Paranaguá no Paraná no centro da Cidade perto da rodoviária tem um braço de mar onde na beira do mar tem uma Figura de Iemanjá mal sabem eles que é Leviathan.

    ResponderExcluir