A Verdade sobre a Bíblia

  
  Caro leitor, esse blog do qual está lendo, é cristão, portanto os assuntos contidos aqui tendências religiosas para o cristianismo, porém tentaremos de forma abstrata aferir todas as informações para abastecermos nosso conhecimento com informações a respeito do livro mais lido de todos os Tempos, A Bíblia.
   A Bíblia é o livro mais vendido de todos os tempos, com mais de 6 bilhões e cópias vendidas. O livro sagrado é repleto de inspiração divina, sobre o motivo da existencia do Homem na terra, A origem de todas as coisas e a luta incessante entre o bem e o mal. A bíblia foi escrita por homens Judeus, que foram divinamente inspirados por Deus.

  A Bíblia é influente no Cristianismo, Islamismo, Espiritismo. No cristianismo se divide em Católicos, ortodoxos e protestantes.As diversas igrejas cristãs possuem algumas divergências quanto aos seus cânones sagrados. Inclusive protestantes entre protestantes.
   A Igreja Católica possui 46 livros no Antigo Testamento como parte de seu cânone bíblico.Os livros de Livro de Tobias, Judite, Sabedoria, Eclesiástico, Baruque, I Macabeus e II Macabeus e as chamadas Adições em Ester e Adições em Daniel) são considerados "deuterocanônicos" (ou "do segundo cânon") pela Igreja Católica. Além disso, existem 27 livros no Novo Testamento.
   As igrejas cristãs ortodoxas e as outras igrejas orientais, aceitam, além de todos estes já citados, outros dois livros de Esdras, outros dois dos Macabeus, a Oração de Manassés, e alguns capítulos a mais no final do livro dos Salmos (um nas Bíblias das igrejas de tradição grega, cóptica, eslava e bizantina, e cinco nas Bíblias das igrejas de tradição siríaca).


A Origem e a sua Eficácia


    Para muitos, a origem da Bíblia pode se resumir da seguinte forma: "A mera tradução de uma tradução de uma interpretação de uma tradição oral" - e, portanto, um livro sem credibilidade ou conexão com os textos originais. Na verdade, a afirmação anterior é um equívoco comum de ambos os cristãos e não-cristãos. Traduções diferentes, como a Versão do Rei James, são derivadas de cópias existentes de manuscritos antigos, como o texto hebraico Massorético (Antigo Testamento) e o texto grego Textus Receptus (Novo Testamento), e não foram feitas a partir de textos traduzidos de outras interpretações. As principais diferenças entre as traduções atuais da Bíblia estão apenas relacionadas com a forma como os tradutores resolveram interpretar uma palavra ou frase da língua original do texto (em hebraico, aramaico e grego).
   Um outro desafio contra a origem da Bíblia é a confiabilidade dos manuscritos de onde as Bíblias de hoje são traduzidas. Notavelmente, há inúmeras provas da confiabilidade absoluta da Palavra de Deus. Existem mais de 14.000 manuscritos existentes do Antigo Testamento e dos fragmentos copiados pelo Oriente Médio e regiões mediterrânea e europeia que concordam dramaticamente entre si. Além disso, esses textos concordam com a versão do Velho Testamento chamada deSeptuaginta, a qual foi traduzida do hebraico para o grego algum tempo durante o terceiro século AC. Os Manuscritos do Mar Morto, descobertos em Israel entre 1940 e 50, também fornecem provas fenomenais da confiabilidade da transmissão antiga das Escrituras judaicas (Velho Testamento) antes da chegada de Jesus Cristo. Os escribas hebraicos que copiavam as Escrituras judaicas dedicavam suas vidas à preservação e precisão dos livros sagrados. Estes escribas se esforçavam muito para garantir a confiabilidade do manuscrito. Eles eram altamente treinados e minuciosamente observados, contando cada letra, palavra e parágrafo para compará-lo com o texto original. Um único erro exigia a destruição imediata de todo o texto.

   A evidência do manuscrito do Novo Testamento também é dramática, com mais de 5.300 cópias e fragmentos conhecidos no grego original, cerca de 800 dos quais foram copiados antes de 1000 AD. Alguns manuscritos datam do segundo ou terceiro séculos, com o intervalo entre os manuscritos originais e as primeiras cópias existentes sendo notavelmente curto – apenas 60 anos. Curiosamente, essa evidência do manuscrito ultrapassa de longe a confiabilidade de outros manuscritos antigos que nós enxergamos como autênticos. Dê uma olhada nessas comparações: o livro de Júlio César chamado de "As guerras Gálicas" (10 manuscritos permanecem, com a cópia mais antiga sendo de cerca de 1.000 anos depois da obra original); “História”, escrita por Plínio, o Jovem (7 manuscritos; 750 anos decorridos), “História de Tucídides" (8 manuscritos; 1.300 anos decorridos), “História” de Heródoto (8 manuscritos; 1.300 anos decorridos), Sófocles (193 manuscritos; 1.400 anos decorridos), Eurípedes (9 manuscritos, 1.500 anos) e Aristóteles (49 manuscritos; 1.400 anos). 


   A "Ilíada" de Homero, o livro mais famoso da Grécia antiga, tem 643 cópias que apoiam o seu manuscrito. Nestas cópias, existem 764 linhas de texto ainda disputadas, em comparação com 40 linhas em todos os manuscritos do Novo Testamento (Norman L. Geisler e William E. Nix, A 
General Introduction to the Bible, Moody, Chicago, revisada e ampliada de 1986, p. 367). Na verdade, muitas pessoas nem sabem que cada uma das 37 peças de William Shakespeare (escritas no século XVII) tem algumas partes faltando do texto original, forçando os estudiosos a "preencherem os espaços em branco". Por outro lado, temos mais de 5.300 cópias e fragmentos do Novo Testamento que, juntos, nos garantem que nada foi perdido. Na verdade, todo o Novo Testamento (com exceção de apenas onze versículos) pode ser reconstruído a partir dos documentos dos pais da igreja no início do segundo e terceiro séculos (A General Introduction to the Bible, Ch. 24).


   A origem da Bíblia é Deus. Ela é um livro histórico apoiado pela arqueologia, e um livro profético que tem provado ser verdade em todas as suas afirmações até o momento. A Bíblia é a carta de Deus para a humanidade, organizada em 66 livros escritos por 40 escritores divinamente inspirados durante um período de mais de 1.600 anos. A afirmação de inspiração divina pode parecer dramática (ou irreal para alguns), mas um estudo cuidadoso e honesto das escrituras bíblicas provará que ela é a verdade. Poderosamente, a Bíblia valida sua autoria divina através de profecias cumpridas. Um impressionante número de 668 profecias têm sido cumpridas e nenhuma tem sido provada como sendo falsa (três ainda não foram confirmadas). Deus decidiu usar a sua profecia como prova principal da autoria divina, e um estudo honesto da profecia bíblica irá mostrar de maneira convincente a origem sobrenatural da Bíblia. Céticos devem se perguntar: "Será que a indústria de apostas existiria se as pessoas pudessem realmente prever o futuro"? Novamente, nenhum outro livro sagrado chega nem perto da Bíblia na quantidade de provas que sustentam a sua credibilidade, autenticidade e autoria divina.




2 comentários:

  1. UM MOÇO CHAMADO IVAN ALEXANDRE ME FALOU DESSE BLOG, E TUDO O QUE ELE FALOU É VERDADE, EU GOSTEI DO BLOG DE VOCÊS, CONTINUE SEMPRE SEMPRE ASSIM.
    DEUS QUE ABENCÕE VOCÊS!

    ResponderExcluir
  2. as vezes as pessoas julgam a Bíblia imprópria, levantam as questões d sexo, bebedeira, etc. Mas na minha opinião, se essas questões fossem censuradas ou retiradas seria um livro de contos d fadas, pq a verdade, boa ou ruim, está na Bíblia, a grande mensagem q Deus nos escreve n é oq seria um mundo ideal, mas oq acontece, oq aconteceu e oq acontecerá nesse mundo d pessoas imperfeitas, mas tb deixando claro oq Deus espera d nós

    ResponderExcluir