Mito O inferno é real ou simbólico?


O Que é?
   Em quase todas as religiões do mundo, existe um cenário de sofrimento e punição, destinados aos infieis e impios que sofrerão amargamente na eternidade, esse cenário é conhecido internacionalmente coomo Hades, Inferno, Sheol, etc... O inferno também é conhecido em algumas culturas como a morada dos mortos.
   Na religião Cristã, o Inferno é o lugar de tormento eterno, criado por Satanás e seus anjos e destinados aos que não fizeram boas obras ou não se adequaram a doutrina de Cristo. Por milênis o inferno sempre foi uma ação psicológica usada pelas regiões para fazerem medo aos seus seguidores, para que esses obrassem boas obras e guardasse os mandamentos que convinham a sua fé.
  
Inferno Físico:
Um documentário tras a tona um mito, o inferno é real e físico? assista ao video abaixo.


Inferno Metafísico:
   Segundo a Bíblia o inferno é destinado aos anjos caídos conforme o 2°Capitulo de 2º Pedro, versos 4." Ora, se Deus não poupou anjos quando pecaram, antes, precipitando-os no inferno, os entregou a abismos de trevas, reservando-os para juízo.
   A Visão Cristã, mostra que quem não entrar no céu, irá para o inferno. Segundo o Apostolo Paulo, os impuros, adúlteros, efeminados, sodomitas, ladrões, avarentos, bebados, maldizentes e roubadores, nenhum desses entrarão no céu, antes serão lancados no inferno.
   O inferno é um lugar de grande assombro porque é o local que Satanaz e seus anjos habitam, segundo Isaias escreveu no capítulo 14 do livro de Isaias, versos 12,13,14,15;


"12   Como caíste do céu, ó estrela da manhã, filho da alva! Como foste lançado por terra, tu que debilitavas as nações!
13   Tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu; acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono e no monte da congregação me assentarei, nas extremidades do Norte;
14   subirei acima das mais altas nuvens e serei semelhante ao Altíssimo.
15   Contudo, serás precipitado para o reino dos mortos, no mais profundo do abismo."
  
  Esse trecho da bíblia refere se a queda de Satanaz na Terra. além de enfatizar que o lugar que ele caiu é o reino dos mortos. 


Concepção das religiões sobre o inferno:

Mitologia grega

   Na mitologia grega, as profundezas correspondiam ao reino de Hades, para onde iam os mortos. Daí ser comum encontrar-se a referência de que Hades era deus dos Infernos. O uso do plural,infernos indica mais o caráter de submundo e mundo das profundezas do que o caráter de lugar de condenação, em geral dado pelo singular, inferno. Distinguindo o lugar dos mortos - o Hades - a mitologia grega também concebeu um lugar de condenação ou de prisão, o Tártaro
.A Grolier Universal Encyclopedia(Enciclopédia Universal Grolier, 1971, Vol. 9, p. 205), sobre “Inferno”, diz: “Os hindus e os budistas consideram o inferno como lugar de purificação espiritual e de restauração final. A tradição islâmica o considera como um lugar de castigo eterno.” O conceito de sofrimento após a morte é encontrado entre os ensinos religiosos pagãos dos povos antigos daBabilônia e do Egito. As crenças dos babilônios e dos assírios retratavam o “mundo inferior . . . como lugar cheio de horrores, . . . presidido por deuses e demônios de grande força e ferocidade”. Embora os antigos textos religiosos egípcios não ensinem que a queima de qualquer vítima individual prosseguiria eternamente, eles deveras retratam o “Outro Mundo” como tendo “covas de fogo” para “os condenados”

Islamismo

   No Islã, o inferno é eterno, consistindo em sete portões pelos quais entram as várias categorias de condenados, sejam eles muçulmanosinjustos ou não-muçulmanos. Como na crença judaica, para o islamismo o inferno também é um lugar de purificação das almas, onde aqueles que, se ao menos um dia de suas vidas acreditaram que Deus (Allah) é único, não Gerou e nem Foi gerado, terão suas almas levadas ao Paraíso um dia. Não raro, é comum a crença de que no Islã o castigo é eterno, por ter bases fundamentalistas de alguns praticantes, pelo fato de o Alcorão mencionar diversas vezes a palavra castigo e sofrimento no fogo do inferno.
    Porém é fato que o mesmo Texto deixa claro que existem condições para se pagar os pecados e sofrer as consequencias, como também existem meios de se alcançar o perdão para o não banimento ao inferno por meio de aplicações de condutas que condizem com os bons costumes e a maneira de enxergar Deus, a vida e a forma de como deverá cada ser conduzi-la, a ponto de pagarem seus pecados post mortem, ou alcançarem a graça do perdão Divino.
Budismo
   De certo modo, todo o samsara é um lugar de sofrimento para o budismo, visto que em qualquer reino do samsara existe sofrimento. Entretanto, em alguns reinos, o sofrimento é maior correspondendo à noção de inferno como lugar ou situação de maior sofrimento e menor oportunidade de alcançar a liberação do samsara. Por esse motivo, muitas vezes expressam-se esses mundos de sofrimento maior comoinfernos. Nenhum renascimento em um inferno é eterno, embora o tempo da mente nessas situações possa ser contado em eras.
   Contam-se dezoito formas de infernos, sendo oito quentes, oito frios e mais dois infernos que são, na verdade, duas subcategorias de infernos: os da vizinhança dos infernos quentes e o infernos efêmeros. Além desses dezoito que constituem o "Reino dos Infernos", pelo sofrimento, o "Reino dos Fantasmas Famintos" é comparável à noção de inferno, sendo constituído de estados de consciência de forte privação - como fome ou sede - sem que haja possibilidade de saciar essa privação.
   No budismo, o renascimento em um inferno é uma conseqüência das virtudes e não-virtudes praticadas, de acordo com a verdade relativa do karma. Entretanto, alguns poucos atos podem, por si, conduzir a um renascimento nos infernos, principalmente o ato de matar um Buda e o ato de matar o próprio pai ou a própria mãe. A meditação sobre os infernos deve gerar compaixão.



14 comentários:

  1. gostei muito! é muito esclarecedor.

    ResponderExcluir
  2. muito interessante.. pois o inferno não é um mito , é uma realidae... lugar preparado para o diabo e seu anjos e para todo aquele que não se achar escrito no livro da vida... me chamo fabricio tenho 23 anos... estudo tambem sobre as coisa futuras.. no caso o plano de satanás e muitas outras coisa... estou com vc nessa guerra... lute vence conquite.. sei que não é fácil e concerteza lutar é seu sobrenome.. abraço e boas pesquisa.

    ResponderExcluir
  3. O post é interessante. Porém na nas escrituras sagradas não faz referência alguma quanto ao inferno pegando fogo com pessoas se contorcendo. Essa palavra vem do hebraico Sheol= á Hades( em romano )= a sepultura; escuridão. O próprio Cristo o ilustrou em uma parábola( a do rico e lázaro. Muitos se confundem, pois muitos tentam ler procurando em textos isolados, e assim perdem o verdadeiro contexto. É o mesmo que quando Cristo fala: "E haverá ranger de dentes..." O que ele quis dizer é que ao chegar o juízo, aqueles que não se arrependeram de seus pecados, e não o aceitaram como seu único Senhor e Salvador em vida ou antes da morte, serão entregues ás consequências dos seus atos e que não pode voltar mais atras. Outras também acham que o inferno é o lago de fogo e que fritarão pra sempre. Creio que há um erro de interpretação, pois pode notar que todo o livro do Apocalipse é narrado em simbologias e sentido figurado, e muito pouco direto(muito embora sabemos que o aviso do livro é literal), na verdade o lago de fogo é mostrado como consequência,ao diabo e todos aqueles que não fazem a vontade de Deus( que é servir seu filho), e que essas consequências são eternas ( a morte eterna)não o tormento eterno. até mais. Forte abraço.

    ResponderExcluir
  4. bom de mais,e mais umas das mentiras das religioes falsa,otra mentira e a cruz ou pelomenos da manera que ela e retratada quem dise que ela tem 4 pontas?pesquizem os que nao sabem.

    ResponderExcluir
  5. JESUS NARRA SIM O SOFRIMENTO NO INFERNO DE PESSOAS QUE DESFRUTARAM DE COISAS PRAZEROSAS AQUI NA TERRA SEM SE PREOCULPAR EM AJUDAR SEU SEMELHANTE... ESTA NA HISTORIA DO RICO E LAZARO . JSUS ´´E REAL , O CEU E REAL , SE O MAL EXISTA E BEM EXISTE TAMBEM... O QUE ´´E BOM SERA SEPARADO DO QUE E MAL ... ISSO E FATO . O QUE NAO PRETA E QUEIMADO E O QUE E BOM ´´E GUARDADO ... O QUE GANHARA AQUELE QUE GANHAR O MUNDO E PERDER SUA ALMA ? PERDER A ALMA PARA QUEM ? JA PENSOU NISSO ? PERDER ... SEPARAR DA LUZ DE DEUS E CAIR NAS TREVAS DE SATANAS . JESUS E O CAMINHO , A VERDADE E A VIDA ... QUEM NAO ACEITAR ESSE PROPOSITO ESTARA PERDIDO ETERNAMENTE ... LONGE DO CRIADOR ... SENDO ATORMENTADO SIM ... POR QUE A ESCURIDAO NOS ENLOUQUECE E A LUZ ... QUE VEM DE DEUS NOS TRAZ PAZ .

    ResponderExcluir
  6. Em mateus 7:23,esta ecrito:E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniqüidade.
    Grif a palavra nunca,e medite nela pois refere-se ao destino dos que foram negados. obs:Ama-se quem vc nunca conheceu,ou odeia-se os tais? Boa meditaçao para todos,e que a paz do senhor seja sobre vós....

    ResponderExcluir
  7. Em mateus 7:23,esta ecrito:E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniqüidade.
    Grif a palavra nunca,e medite nela pois refere-se ao destino dos que foram negados. obs:Ama-se quem vc nunca conheceu,ou odeia-se os tais? Boa meditaçao para todos,e que a paz do senhor seja sobre vós....

    ResponderExcluir
  8. Nunca é uma palavra que define o lago de fogo,significa o que nao existe,nunca existiu,nem existira. GOSTEI DESTA POSTAGEM,É A PRIMEIRA VEZ QUE LEIO ESTA PASSAGEM COM TAL ENTENDIMENTO.

    ResponderExcluir
  9. o inferno é real, não queiras morrer e tar la para acriditar mas depois ja não tem mais volta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. medo não tenho, mas tenho temor ao inferno

      Excluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. Só por questão de conhecimentO Isaías 14 não é sobre Lúcifer irmão! O capítulo fala sobre o rei da Síria!!!

    ResponderExcluir
  12. Só por questão de conhecimentO Isaías 14 não é sobre Lúcifer irmão! O capítulo fala sobre o rei da Síria!!!

    ResponderExcluir