O que significa RA-TIM-BUM"

   Por muito tempo cantamos inocentemente, o “Parabéns a você” para alguém que está aniversariando… porém, até aqui tudo bem!
O que muitos não sabem é que depois do “Parabéns a você”, muitos falam o tal de RA-TIM-BUM; e isso significa:
EU AMALDIÇÔO VOCÊ!!!Muitos não sabem, mas os demônios se divertem muito com isso; principalmente em festas cristãs e de crianças, onde é cantado o tal de RA-TIM-BUM!   Muitos não sabem e se perguntam, porque acontecem tantas coisas misteriosas, como mortes e acidentes; horas depois de uma simples festa de aniversário… Pois “sem querer”, o aniversariante foi“AMALDIÇOADO”, pelos seus colegas, amigos e parentes!
Deixo aqui este alerta, a todos os que lêem essa mensagem; porque a obra do diabo é essa: Festejar a ruína do homem!!!
   Até certo tempo existiu, um programa infantil numa determinada emissora de TV, chamado “CASTELO RATIMBUM”; que traduzindo significa:
“CASTELO AMALDIÇOADO!”   Como podemos cantar um simples “PARABÉNS A VOCÊ”, felicitando uma pessoa querida por nós, e logo em seguida AMALDIÇOA-LA; cantando esse tal de RA-TIM-BUM,  junto com o nome do aniversariante no final???
Vamos tomar muito cuidado com esse detalhe!!!
Cantemos sim, o “PARABÉNS A VOCÊ… NESTA DATA QUERIDA… MUITAS FELICIDADES… MUITOS ANOS DE VIDA… HEEEE… VIVA O (Nome do Aniversariante)!”; porém, ELIMINE no final cantar:
“É big…, É big…, É big…, É hora…, É hora…, É hora…, RA-TIM-BUM…
Detalhe que depois de dizer RATIMBUM, logo se pronuncia o nome do aniversariante 3 vezes!!!
Vamos nos atentar para isso!!!
“SÁBIO” pratica o que lhe foi ensinado, sem contestar; porém o “LOUCO” duvida, sempre contestando o por quê!!!
   Tomemos cuidado!!! Pois afinal muitas vezes cantamos sem saber o que verdadeiramente estamos cantando acabamos fazendo só por tradição.
*** mas também existe outra teoria***
2ª Versão
   Bem, segundo o Dicionário Etimológico Nova Fronteira da Língua Portuguesa, a palavra RATIMBUM é uma onomatopéia, é a imitação de um som. Neste caso o som emitido por uma bandinha de circo ou uma fanfarra quando quer chamar a atenção sobre uma finalização de uma apresentação. A caixa faz TARARÁ!, os pratos fazem TIM!, e o bumbo faz BUM! – TARARÁ TIM BUM, para tornar a palavra mais curta e fácil de falar elipsaram o TARA… e ficou só o RÀ, RA-TIM-BUM, com três sílabas de bom efeito sonoro.

   Além disso, existe também uma teoria bem interessante e bem aceita no meio acadêmico como você pode conferir na Revista FAPESP(que o bordão “é pique, é pique, é hora, é hora, é hora, rá-tim-bum”, incorporado no Brasil ao Parabéns a você, é uma colagem de bordões dos pândegos estudantes das Arcadas da década de 1930. “É pique, é pique” era uma saudação ao estudante Ubirajara Martins, conhecido como “pic-pic” porque vivia com uma tesourinha aparando a barba e o bigode pontiagudo. “É hora, é hora” era um grito de guerra de botequim. Nos bares, os estudantes eram obrigados a aguardar meia hora por uma nova rodada de cerveja – era o tempo necessário para a bebida refrigerar em barras de gelo. Quando dava o tempo, eles gritavam: “É meia hora, é hora, é hora, é hora” . “Rá-tim-bum”, por incrível que pareça, refere-se a um rajá indiano chamado Timbum, ou coisa parecida, que visitou a faculdade – e cativou os estudantes com a sonoridade de seu nome. O amontoado de bordões ecoava nas mesas do restaurante Ponto Chic, com um formato um pouco diferente do que se conhece hoje: “Pic-pic, pic-pic; meia hora, é hora, é hora, é hora; rá,já, tim, bum” . Como isso foi parar no Parabéns a você? “Os estudantes costumavam ser convidados a animar e prestigiar festas de aniversário. E desfiavam seus hinos”, conta o atual diretor da faculdade, Eduardo Marchi, de 44 anos, que relembrou a curiosidade em seu discurso de posse, dois anos atrás.
** Ratibum é uma palavra  mágica usada pelos magos pérsias na Idade média. Nos rituais satânicos elas eram pronunciadas assim e ao contrário fazendo o mestre dos magos surgir das cinzas e realizar os desejsos de quem proclamou. Temos o livre arbitrio para acreditar ou não no que nos é colocado, afinal … Cada qual,pois deve ser muito cuidadoso,procurando ser vigilante na oração, não dar lugar as ilusões do demônio “Que nunca dorme, nem cessa de andar à roda das almas para as devorar”  (1 Pd 5,8) Por isso prestemos atenção no que cantamos, no que nos é posto para que não sejamos enganados por satanás pois ele é o pai da mentira!!! Muitas palavras tem poder, principalmente as que saem de nossa boca,por isso tomemos cuidado com o que nós pronunciamos…

Essa postagem foi baseada nos sites:
http://reporterdecristo.com
http://www.torahweb.net

54 comentários:

  1. Mestre dos magos, isso me lembra o desenho Caverna do Dragão...

    ResponderExcluir
  2. nossa muito enteresante obrigado por avisar!!!

    ResponderExcluir
  3. nossa muito enteresante obrigado por avisar!!!

    ResponderExcluir
  4. Falta de serviço heim ! ! !

    ResponderExcluir
  5. Interessante... pois não encontrei nos meus estudos da língua persa nenhuma palavra, na gramática ou na linguística, que sequer se aproxime de rátimbum, muito menos que se refira ao termo maldição. Agora pergunto: quem é considerado o pai da mentira?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Livro nao vai encinar a uma crianca "se vc for ne" o significado da palavra "RA TIM BUM"!!!

      Excluir
    2. O pai da mentira é o diabo. Isso é claro! Óbvio!

      Excluir
  6. Na verdade comemorar aniversário é um costume pagão e até mesmo uma forma de magia onde se escondem diversas variáveis desta prática: -Quando as luzes são apagadas (escuridão/trevas) para cantar "Parabéns pra Você" (musica/invocação) e ao final você assopra a vela (oferenda) e faz um pedido em troca, isso não passa de magia. Jesus ao celebrar a Santa Ceia e repartir o pão e o vinho disse "-Farei isso em memoria de mim" . Essa foi a ordem que Ele deixou para nos lembrarmos D'ele, portanto a celebração do Natal ou "aniversário" de Jesus é uma forma pagã e totalmente contrária ao ensinamento deixado por Ele. O costume de festejar aniversário é na verdade uma "armadilha" do inimigo, com a qual ele consegue "confraternizar" as pessoas de uma forma aparentemente inocente e em seguida ele dá o seu "golpe". Lógicamente meus comentários não irão agradar a muitos, pois estas informações incomodam os que gostam desta prática, mas o fato e a prova do que estou citando é que nos dois únicos episódios em que a Bíblia cita aniversários, ambos terminaram em desgraça: No primeiro Genesis 40 na passagem do aniversário do faraó, este ordenou que o chefe dos padeiros fosse enforcado e, no segundo, Mateus 14 no aniversário de Herodes, este se encantou com a beleza da filha de Herodias que disse à moça que pedisse qualquer coisa que ele lhe daria, foi quando esta influenciada pela mãe pediu que Herodes lhe desse a cabeça de João Batista em uma bandeja, o que ele obedeceu. Portanto nas duas passagens que a Bíblia citou ficaram as provas de que festejar aniversário, além de ser costume de pessoas pagãs (Faraó e Herodes)o festa acaba em tragédia. Cabe a nós avaliarmos o que é certo ou não tendo exemplos como estes. Um pouco de discernimento e inteligência é capaz de esclarecer e mudar as opiniões de muitas pessoas, basta querer e aceitar a verdade!! um grande abraço á todos e fiquem com Deus - Jeová o Verdadeiro!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. muitas pessoas podem sim descordar de voce mais eu tambem percebi essas passagens da biblia que com clareza mostra a realidade sobre os aniversarios mais muitas pessoa preferem continuar com o aniversario mesmo sabendo da pura realidade e acho que esse site esta falando a pura realidade mais so e cantado ratimbum nos aniversarios porque os proprios nao agradam a deus

      Excluir
    2. Eu nn sabia dessas coisas minha irmã nn acredita depos das provas ela ainda acha bobagem mais eu acredito é chega ser assustador abg por me avisar

      Excluir
    3. Eu nn sabia dessas coisas minha irmã nn acredita depos das provas ela ainda acha bobagem mais eu acredito é chega ser assustador abg por me avisar

      Excluir
    4. na blibia tambem ensina a amar o seu proximo como assim mesmo,ensina a falar a verdade ensina um tanto de coisa e voces querem façar de aniversario me poupem ne,pegar a mulher do proximo é normal? roubar é normal? ficar levando conversas fiadas é legal? entao era melhor cadsa um cuidar da sua vida e fazer o bem pra si o pro proximo ai assim fica bom pra todo mundo

      Excluir
  7. Pelo que entendi a palavra Ratimbum ou alguma outra aproximada, era utilizada por magos persas e seria uma palavra específica para o uso em suas magias e não uma palavra constante do vocabulário oficial daquele idioma. Isso poderia ser pesquisado em histórias daquela cultura e não em um curso de línguas conforme um amigo postou comentários aqui no blog.

    ResponderExcluir
  8. Amigo, para uma palavra ter um verdadeiro significado vc precisa estudar a etimologia da palavra que no caso seria ratibum. Como essa palavra não tem nenhum fundamento não se pode afirmar o textamento que vc escreveu no inicio do tópico e no fim. E comparar duas festas que falam na Bíblia como erro ao se comemorar aniversario e um pouco falta de sabedoria pois se não eu falaria o mesmo na ceia de Jesus pois um após o mesmo se enforcou. Tudo que não tiver fonte concreta ou baseamento na etimologia da palavra não passa de especulação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por acaso vc tem como me dizer de ond veio a festa de aniversario????????????

      Excluir
    2. Discípulo Wellington
      Eles citam "os aniversários"
      Mas não lembram da celebração da páscoa como algo cristão

      Excluir
  9. tudo isso é uma grande patifaria... nada disso faz sentido.... se usavam antigamente a palavra para fazer magia, hj as pessoas nao utilizam neste msm sentido...

    ResponderExcluir
  10. obrigado por avisar :D...........

    ResponderExcluir
  11. agradeço ao site por nos alertar por acidentes que acabam acontecendo sem que percebemos nao sabia disso obrigado por falar

    ResponderExcluir
  12. CRENTES PAREM DE VER DIABO EM TUDO É uma onomatopeia que imita o som de uma bandinha de percussão. Na abertura ou final de uma apresentação (isso antigamente) a banda tocava um "TARÁRÁ - TIM - BUM", convencionou-se usar essa expressão na hora do parabéns pra você, sugerindo que um novo ano se inicia para a pessoa em questão. Com o tempo a palavra "TARÁRÁ - TIM - BUM" foi adaptada (por ser muito grande) para o termo "RATIMBUM" que é de pronúncia mais fácil.

    ResponderExcluir
  13. hahahahahah pra falar isso tem q ser doente, infeliz em fé nenhuma amaldicoa , quem pensa sim amaldoçoa mesmo mas quem ama de verdade ñ amaldioça o amor é mas forte do que qualquer coisa ruim se tú ama de verdade e tem fé em deus nunca vai amaldiçoar alguem.... vai se tratar meu amigo é o melhor q tú tem a fazer...

    ResponderExcluir
  14. Muitas pessoas nao acredita nisso mais nao adinta mostrar isso pra ele(a) porque ele vao falar e mentira entao vai respassando ai se elas nao acreditar entao nao enssitas deixe que elas olhe com os propros olhos dela porque ela nao vai poder falar e mentira

    ResponderExcluir
  15. Muito obrivada por avisar!!! Não a nada oculto que não seja revelado!!!

    ResponderExcluir
  16. O Cara tem que ser muito imbecil pra escrever uma asneira dessas sem fazer nenhuma pesquisa. Leia seu animal. Segue ai o significado.
    A verdadeira história do termo “Rá-tim-bum”

    Fapesp (USP) - Agosto de 2004
    Dicionário Etimológico Nova Fronteira da Língua Portuguesa

    Alguns emails tem circulado pela Internet trazendo informações confusas sobre o significado da palavra “Ratimbum” (ou “Rá-tim-bum”), dizendo que significa “eu amaldiçôo você”. Não trazem qualquer citação sobre as fontes das informações. Veja abaixo as informações corretas vindas de duas fontes diferentes:

    O bordão “é pique, é pique, é hora, é hora, é hora, rá-tim-bum”, incorporado no Brasil ao Parabéns a você, é uma colagem de bordões dos pândegos estudantes das Arcadas da década de 1930.

    “É pique, é pique” era uma saudação ao estudante Ubirajara Martins, conhecido como “pic-pic” porque vivia com uma tesourinha aparando a barba e o bigode pontiagudo.

    “É hora, é hora” era um grito de guerra de botequim. Nos bares, os estudantes eram obrigados a aguardar meia hora por uma nova rodada de cerveja – era o tempo necessário para a bebida refrigerar em barras de gelo. Quando dava o tempo, eles gritavam: “É meia hora, é hora, é hora, é hora”.

    “Rá-tim-bum” (ou “Ratimbum”), por incrível que pareça, refere-se a um rajá indiano chamado Timbum, ou coisa parecida, que visitou a faculdade – e cativou os estudantes com a sonoridade de seu nome.

    O amontoado de bordões ecoava nas mesas do restaurante Ponto Chic, com um formato um pouco diferente do que se conhece hoje: “Pic-pic, pic-pic; meia hora, é hora, é hora, é hora; rá, já, tim, bum”.

    Como isso foi parar no Parabéns a você? “Os estudantes costumavam ser convidados a animar e prestigiar festas de aniversário. E desfiavam seus hinos”, conta o atual diretor da faculdade, Eduardo Marchi, de 44 anos, que relembrou a curiosidade em seu discurso de posse, dois anos atrás.

    * Fonte: Jornal Pesquisa FAPESP, da USP, número 102, de Agosto de 2004 (retirado do Suplemento USP 70 Anos).

    ResponderExcluir
  17. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  18. bom gente é a mais pura verdade.
    a quase quatro anos atas minha prima morreu exatamente no dia do aniversário dela, morreu de acidente de moto depois de cantar parabéns e o tal de "rá-tim-bum".
    o diabo tava fazendo a cabeça da minha irmã de apenas 9 anos ela tava muito agressiva por causa do programa que passa no canal cultura o Castelo RÁ-TIM-BUM ela até cantava amaldiçoando até a nossa casa mais graças a Deus ele tocou no meu coração pra mim pesquisar o significado e pedir ela pra ler até o fim pois esse rá-tim-bum vai ter que parar de existir.

    e para as pessoas que ñ acreditam ñ esperem acontecer om a família de vcs pq doí muito!

    ResponderExcluir
  19. É td verdade, essas almas atrasadas q dizem q é mentira são td anticristo e estão a seu serviço. E se essa merda de ratimbum apenas não faz sentido tb é ruim pq as coiisas sem sentido desperdiçam tempo e energia. Não faça nada q não tenha certeza pesquise. Deus ama a todos e vai te esclarecer se desejar isso com sinceridade

    ResponderExcluir
  20. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  21. Isso eu jà sabia,mas explicar para as pessoas é muito difícil, pois vivemos num país de indolatria

    ResponderExcluir
  22. Se RA-TIM-BUM significa AMALDIÇOO-TE, em que idioma isso?

    ResponderExcluir
  23. não há comprovação de que ra-tim-bum significa maldição. Em que lingua? Quem descobriu isso? Está mais para onomatopeia de tarol da bateria, que as bandas reproduzem muito bem em suas pausas. Quanto a acontecerem acidentes apos aniversários, bem: tem gente que sai da igreja, de um culto, de um casamento, e morre, acontece acidentes,etc......isso não tem nada haver porque foi amaldiçoado, a pessoa só estava viva!

    ResponderExcluir
  24. não há comprovação de que ra-tim-bum significa maldição. Em que lingua? Quem descobriu isso? Está mais para onomatopeia de tarol da bateria, que as bandas reproduzem muito bem em suas pausas. Quanto a acontecerem acidentes apos aniversários, bem: tem gente que sai da igreja, de um culto, de um casamento, e morre, acontece acidentes,etc......isso não tem nada haver porque foi amaldiçoado, a pessoa só estava viva!

    ResponderExcluir
  25. Obrigada por avisar já alertei isso a todos que conheço e é pura verdade minha colega ñ acreditou depois das provas (Esse texto)ela me deu muito obrigada e alertou a todos que conhece.Obrigada por avisar isso

    ResponderExcluir
  26. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

  27. Anônimo11 de setembro de 2016 10:27

    esse pastor nem estudo deve ter. sou presbiteriano protestante e cantar ratimbum nunca causou mal algum, senao meus filhos não estariam adultos formados em direito e medicina e com filhos saudáveis.
    Acho que o evangelismo, com tantas denominações diferentes,está distorcendo a palavra

    ResponderExcluir
  28. Meu Deus... onde vamos parar, nunca vi em minha vida toda um texto tão rico em asneiras... e o duro é ver que existem pessoas que aceitam. Neopentecostais por favor voltem vossos corações para aquilo que realmente importa: a Palavra de Deus verdadeira e pura.

    ResponderExcluir
  29. Acho que tem pessoas,que são enganados com a mentira, e outras alertadas com a verdade... Existe coisas nesse mundo, que seguimos por tradições pagãos ,o qual vamos tirar esse cisco que nos sermos cegos!

    ResponderExcluir
  30. Muito obrigada por me avisar.
    se não eu cantaria a vida inteira essa musica ����������

    ResponderExcluir
  31. Na dúvida... melhor não fazer! Perderei algo se não cantar essa parte da musica? Acho que não, se não abençoa, melhor deixar de lado, aliás melhor dizer palavras que com certeza abençoem. Aproveitando o ensejo, se pesquisar a origem do bolo de aniverssário descobrira que era costume levar um bolo redondo em forma de lua, com velas para a deusa Artêmis como comemoração. Sera que ficariamos numa festa se alguem colocasse uma galinha preta na mesa dizendo que tinha que tirar o sangue dela pra abençoar......

    ResponderExcluir
  32. É muita gente doida mesmo, uns dizem é maldição e não deve ser cantada sem nem ter uma fonte certa sobre o assunto e outros perdem seu tempo cantando algo que não acrescenta em nada. não é maldição e nem boa ação e ainda vem uns usando a bíblia dizendo que não deve comemorar aniversário porque aconteceu tragédias então parem de ter filhos porque quando Moisés nasceu mandaram matar todas as crianças e quando Jesus nasceu também aconteceu isso, agora quer usar Bíblia? a Bília realmente diz que toda honra e glória devem ser dadas a Ele o DEUS todo poderoso então não comemorem aniversário dizendo parabéns pra alguém pois ele não está ali por sua vontade mas pela vontade de DEUS mas, se alegrem sim, se reúnam sim, comam e bebam sim e tudo dando graças a DEUS por mais um ano de vida de alguém, pela família e amigos reunidos, pela comida e bebida, por tudo isso dai graças e honras e glórias a DEUS.agora eu pergunto pode não ser maldição mas se não me acrescenta em nada pra que cantar?

    ResponderExcluir
  33. Eu acredito mais que deva significar: Mágico, Encantado, pois o Castelo Rá-Tim-Bum é um lugar mágico e encantado, por tanto: Castelo Rá-Tim-Bum = Castelo Mágico

    ResponderExcluir
  34. eu acredito pois minha filha caiu bem na hora que foram cantar esse trecho dessa musica

    ResponderExcluir
  35. Não sei até que ponto uma palavras tem poder se pronunciada inocentemente. O que tem poder são as intenções do coração. Porém não acho necessário dizer RA TIM BUM, já que existem essas teorias. Na minha comunidade religiosa nós dizemos no lugar de é pic.. é hora..Rá tim bum dizemos: é vida, é vida... com Jesus. De qualquer forma essas são palavras que abençoam o aniversariante. Ao invés de discurirmos o assunto, que tal substituirmos as palavas por palavras de bênção?

    ResponderExcluir
  36. Respostas
    1. Eu acho que isso não é coisa de crente fanático e sim oque é a verdade

      Excluir