A Cruz




   A cruz é um dos símbolos humanos mais antigos e é usada por diversas religiões, principalmente a cristã, embora nem todos os cristãos a usem como símbolo, pois consideram que Jesus Cristo foi pregado em um madeiro. Ela normalmente representa uma divisão do mundo em quatro elementos (ou pontos cardeais), ou então a união dos conceitos de divino, na linha vertical, e mundano, na linha horizontal (Koch, 1955).


   Na subcultura Gótica, este símbolo geralmente é a representação do sofrimentodor ou  angústia.Provavelmente esta definição tenha o sentido original, já que em Roma antes mesmo da morte de Cristo, era usado para esta finalidade. Uma das formas de condenação à morte consistia em atar ou pregar condenados em uma cruz, fazendo os mesmos padecer terrivelmente.(wikipédia)
   A Cruz ganhou fama com a crucificação de Jesus Cristo. Porém os apóstolos que sucederam a Igreja, não viam na Cruz algo que recordasse o Senhor Jesus porque o Próprio Jesus tinha dito que Santa Ceia seria o meio de recordar a vida  de Cristo. A Cruz era mal vista pelos Cristãos porque o símbolo da Cruz era um símbolo Pagão de religiões provenientes do Egito e Grécia.
   Com a morte dos apóstolos, falsos membros corromperam a igreja, para agradar o Império Romano, e aos poucos os costumes pagãs entraram na Igreja, inclusive a Cruz. A própria Bíblia afirma que ninguém deve fazer para si imagens de escultura. Em 316 o Imperador Constantino venceu uma batalha com um falso símbolo cristão que na verdade era egípcio e a partir disso ele permitiu os cultos e impôs a religião Cristã como a principal religião do Império.
   Como o Império era extenso e tinha diversos deuses, e culturas, a religião Cristã passou por uma reestruturação, passando a por em seus cultos centenas de costumes e culturas de outras religiões. Em 538 o Papa ganhou poder sobre toda a Europa, passando ai a todos os povos do antigo império a reconhecer o credo ao lado do estado. 
   A Cruz tornou se o símbolo de todo o cristão e todos os católicos e povos da europa, onde havia uma igreja católica, era obrigado a possuir ou ter uma imagem de crucifixo de cristo. Muitos padres, bispos, exorcistas e outros, utilizavam a Cruz para exorcizar casas, expulsar espíritos etc... sem se dar conta que na verdade seu símbolo em si era um símbolo do anticristo.
   Atualmente muitas igrejas evangélicas tem usado a Cruz como símbolos de suas religiões e usam sem conhecer ou fingindo não conhecer a verdade, pois cada vez que adoramos uma cruz, fazemos seu sinal ou car-regamos uma imagem dela estamos nós mesmo crucificando Cristo de novo, e Cristo ressucitou! Todos aqueles que usam a Cruz fazem parte da mentira que os Judeus contaram ao povo quando perceberam que mataram o filho de Deus e esse havia ressucitado, disseram que ele havia sido roubado pelos discípulos, enganando a todos os judeus...
  Curiosidades 
  1. Debaixo de uma Cruz sempre jaze um morto. olhe um cemitério e uma igreja católica ou uma igreja com uma cruz, e perceberás que todos os seus membros jazem no pecado.
  2. O sinal da Cruz é feito tocando-se a testa, o ombro direito e o ombro esquerdo, e o peito, com os cinco dedos da mão direita. uma alusão ao sinal da besta! se é ou não ninguém sabe.
  3. Em plena idade média quem não fosse católico e consequentemente não tivesse uma cruz ou fizesse o sinal, era torturado pelas inquisições, seguidas de mortes macabras. Com isso ciganos, judeus e outros povos foram duramente castigados e reprimidos na Europa.

CRUCIFIXO CATÓLICO
SINAL DA CRUZ
DEBAIXO DA CRUZ JAZEM MORTOS

28 comentários:

  1. Bom...Eu tive uma certa percepção indireta sobre o sinal da cruz no exemplo da sua imagem,o coração fica em uma forma triangulada,é como se fosse uma mensagem subliminar sobre que você fazendo este sinal você está corrompendo seu coração(sentido fig.),e o coração é o simbolo da alma mortal,fogo interno que da calor e vida ao ser humano,ou seja você está morrendo a cada sinal deste que tu fizestes ...

    ResponderExcluir
  2. Kr vcs viajam d+, vcs se inspiram no filme arquivo x é, puts q viagem!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. uma cruz a lápide representa a morte, se um sego guiar otro os dois caem no buraco.

      Excluir
  3. O suplicio pela cruz não era costume judeu, os judeus usavam o "staurós" um poste sem travessão. Observe-se que foi o Sinédrio (tribunal religioso) que o condenou. Os romanos apenas cumpriram uma sentença judaica (pois tinham a "manu militare".Os romanos supliciavam em postes com um travessão em forma de T (vejam a versão original do filme Spartacus.Por outro lado os verdadeiros cristãos não deveriam venerar esculturas e imagens, tampouco um simbolo da morte. Mas o Cristo vivo e espiritual (sem forma conhecida) deveria ser Cordeiro de Javé que tira o pecado do mundo.

    ResponderExcluir
  4. Muita Viagem msm. kkkkkk' Mas o blog é bem legal pra quem gosta dessas coisas. (:

    ResponderExcluir
  5. Cara, "evangélico" é um povo realmente muito complicado. É uma obsessão contra o catolicismo, pela detenção "da verdade". Dá pena.

    É bem fariseu.

    Fique tranquilo que nós cristãos Católicos, oramos por vocês em Cristo (o de verdade, o que ama, não mente, não distorce para fazer valer seus argumentos e não julga). Leia corintios 13, a grande verdade do amor, da pratica do cristianismo, do que Deus quer de você está ali.

    Conselho, procure a Cristo em oração (cuidado com Satanás que é pai da mentira, peça perdão pela vaidade e pelo espirito de inveja (o mesmo que levou Lúcifer a decair) e se assim o seu coração mandar, procure um tratamento psicológico também.

    A paz de Cristo.
    Ângela.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Eu não sou evangélico, e não me submisso a autoridade religiosa alguma que vá de contrário ao que diz a palavra de Deus, tenho minhas próprias convicções baseadas no conhecimento da palavra de Deus, e sei que muitas denominações ditas evangélicas há muito tempo estão corrompidas e não seguem os mandamentos de Deus, e levam o povo ao erro, com doutrinas criadas pelas distorções e má interpretações da palavra de Deus, um fato que me deixa arrasado, vi isso examinado as escrituras por mim mesmo, com um coração sincero para com Deus, homens não me prendem em templos, eu não sou um apostata, é que lavagem cerebral não funciona em mim. O que sei também é que oque importa é somente o sacrifício de Jesus fez por nós, e não a cruz, e este objeto de fato é a representação da morte, portanto não é boa coisa, e realmente antecede os cristãos, sendo muito mais antigo e usado em rituais de povos pagãos, e que estranhamente hoje está incrementado no cristianismo, eu amo todas as raças povos línguas e nações, e assim como eu não quero a destruição da minha família, eu não quero o mau para as outras, e acredito que o criador deste blog iniciou estas postagens aqui para abrir os olhos das pessoas para o entendimento e a verdade, e para que possam sair dessa manipulação do sistema, e não para forçar alguém a acreditar em uma convicção ou para obter lucro, acreditar ou não vai depender do indivíduo, e que Deus abençoe ele para continuar este trabalho, parabéns.

      Excluir
  6. o importante e que Jesus foi ate a cruz,morte de cruz,palavrão na época dos romanos,a coisa mais baixa da epóca,pelo sangue de Jesus fomos resgatados,sangue divino escorreu pela cruz para sobre ela encravar todos nossos erros e culpas,só Jesus fez tal sacrificio.

    ResponderExcluir
  7. tó com o cara,a questão não é a cruz,mas sim a missaõ do filho de Deus.Ai meu irmão,é só pela fé.Deus abençoe a todos.

    ResponderExcluir
  8. O blog é muito bom e eu curto mas queria observar que o sinal da cruz se faz da testa (representando o Pai que é o verbo)no ventre (não no peito pq representa de onde nasce "o Filho") E nos dois ombros que é onde devemos carregar o Espírito. Aí a cruz fik correta.
    Fikdik :D

    ResponderExcluir
  9. Jesus pediu para fazer, levar ou trazer alguma cruz? Os apóstolos? Disse que ela tem um valor pra igreja? Não deixou Ele a ceia em memória? Não é ela uma imagem criada pelo homem e para o homem? Agora porque uns resolveram aderir quer dizer que é certo? É a mesma maneira que os católicos arrumam desculpas para suas imagens de escultura. Se o próprio Deus, Jesus nunca ensinou isso porque tem que ser pregado como parte do cristianismo? Por favor não afirmem aquilo que Cristo não deixou nem tente justificar

    ResponderExcluir
  10. Cara, vocês piram demais na batatinha...
    E Deus não existe :)
    Paz!

    ResponderExcluir
  11. A Paz á todos! Sinceramente, dessa vez eu parcialmente não concordei com tudo que voces disseram, pois a cruz é sinal de VIDA, VIDA EM CRISTO! Pois para algums que estão se esquecendo, Jesus, a partir do momento que ele passou pela cruz (crucificado) ele rasgou o véu de pecado, a cruz apesar de todo sofrimento de cristo, a cruz nos trouxe vida, paz em cristo! Mais não podemos discordar que muitos outras diversas religioes fazem o mal uso da cruz! Mais não precisa fazer sinal da cruz toda vez que passa em frente a igreja (catolica) , pois aí , já é estar relembrando o sofrimento de cristo, a dor, a surra, a humilhação dele, mais cristo também é vida, e a cruz nos relembra do sacrificio do Deus pai, e do Deus vivo! Desculpe , mais dessa vez voces só interpretaram o lado negativo de tudo isso !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sim ele rasgou o véu, mas provou que Deus tem o controle sobre a morte e que existe sim uma segunda morte e mais profundo ainda ele não está na cruz e a cruz não está mais com ele ele apenas a tomou porém Deus o libertou, sem mais a cruz é o sinal da morte.

      Excluir
    2. cruz sinal de morte ??Mt 10, 38 – Jesus disse: “Quem não toma a sua cruz e não me segue, não é digno de mim”.Mt 16, 24 – “Em seguida, Jesus disse a seus discípulos: Se alguém quiser vir comigo, renuncie-se a si mesmo, tome sua cruz e siga-me”. Lc 14, 27 –“E quem não carrega a sua cruz e me segue, não pode ser meu discípulo”.Gl 6, 12.14 – “Quanto a mim, não pretendo, jamais, gloriar-me, a não ser na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, pela qual o mundo está crucificado para mim e eu para o mundo”. A cruz é um dos símbolos do Cristianismo. De acordo com a fé cristã, através da morte de Jesus na cruz e da ressurreição, todo aquele que crê pode obter a salvação e a vida eterna. A cruz é um dos símbolos mais importantes do Cristianismo, porque a morte de Jesus na cruz e a Sua ressurreição são o sacrifício que possibilitam o perdão dos pecados e reconciliação com Deus.

      Excluir
  12. Gumercindo fagundes-Mato Grosso Brasil5 de dezembro de 2013 às 11:30

    Amigos discordo de vcs!
    Como a cruz representa a morte se JESUS CRISTO esta VIVO?
    Quem representa a morte é o pecado, e o pecado vem de sat....!
    " O preço do pecado é a morte", lembra deste versículo?
    Olha JESUS ja pagou por todos os nossos pecados, que pecamos no passado, presente e futuro, e DEUS como nos ama e quer nos vizitar no paraiso que ele criou para nós, enviou seu filho para pagar pelo nossos pecados, porque se não fosse assim ficaria quase vazio.
    Ninguem vai com CRISTO porque é justo, mas sim por MISERICORDIA DE DEUS! Não devemos fazer sacrificio nenhum para nos salvar e sim OBSERVAR E OBEDECER A LEI DE DEUS.
    Porque tudo que o LUIZ OLIVEIRA disse é a pura verdade! Sou católico mas discordo de adorar imagem e cruz. longe de min!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jesus andavam com milhares de seguidores, que se alegravam com as promessas do reino de Deus e pelos milagres de fartura de alimentos que ele lhes proporcionavam, mas quando Ele começou a lhes pregar outras verdades, muitos se escandalizaram e os deixaram, e nos dias de hoje não é diferente, mas as portas estão abertas, ninguém é forçado a crer. amen!

      Excluir
  13. tANta gente que adora a cruz pelo amor de Deus! a cruz é o símbolo do deus tamús um deus falso, cruz símbolo de morte! naõ simbolo de vida , Jesus foi pregado num madeiro num poste estaca, como a cristantade enganou todo esse povo parem de adorar a cruz!parem de acreditar nos illuminates !pesquisem que iram encontrar a verdade.

    ResponderExcluir
  14. ola lorena ! que história é essa q a cruz trouce vida e paz ?? jesus sim ,é vida e paz não a cruz .

    ResponderExcluir
  15. A verdade e que a cruz não presta.temos ate o ditado "taquei pedra na cruz".Mais o dia que as pessoas enxergarem esse fato já sera tarde talvez.As pessoas gostam muito e de mudar os fatos para coisas sem sentido.

    ResponderExcluir
  16. Gente vamos abrir os nossos olhos espirituais e ver o que ha alem disso tudo .concordo com nnosso amigo do blog.e com outros que pensam de mesma maneira. A cruz simboliza morte .e Cristo a Vida e Vida Eterna.como dar um titulo desse a duas traves de madeira.usada para torturar e matar?temos que pedir luz de Deus para compreeder e nao somente querer rebater essa questão.que ao meu ver e muito sério na Vida espiritual.obrigado pela atenção. Que Deus abençoe a todos. Elcio.

    ResponderExcluir
  17. Eu sinceramente numca gostei desse sinal e tambem odeio imagem e esculturas e qd eu fui ler na biblia e vi q Deus proibir adoração a imagens eu ja odiava imagem e quando vi Deus falar q ele odeia imagens e escultas ai eu fiquei tão feliz pq meu serto sentindo estava certo te amo meu Deus brigado por tudo

    ResponderExcluir