As Abelhas estão desaparecendo

As abelhas estão sumindo. O fenômeno começou na Europa, mas afeta hoje principalmente os Estados Unidos. Desde o fim do ano passado, mais da metade dos estados americanos perderam entre 50% e 90% das abelhas (de um total de 2,4 milhões de colônias comerciais, cada uma com cerca de 30 mil apídeos).

O grande mistério é que não há corpos. Elas simplesmente desaparecem, diz a agência AFP. O culpado pode ser o vírus da paralisia aguda (IAPV, na sigla em inglês), de origem israelense. É o que diz um estudo da Universidade Estadual da Pensilvânia publicado na revista científica americana Science.
Os cientistas compararam amostras das colméias afetadas com as das saudáveis. A infecção pode ter alterado o senso de direção das abelhas. Por isso elas não conseguiriam voltar para as colméias.
Por que as abelhas são vitais para o ser humano? Essenciais para a agricultura, elas polinizam cerca de 90 tipos de frutas, vegetais e a soja. Assim, os vegetais crescem fortes e ricos em vitaminas. "Sem as abelhas, o homem pode desaparecer em quatro anos", disse Albert Einstein, numa previsão catastrofista, na primeira metade do século 20.(Fonte).



"O desaparecimento das abelhas é um fenómeno global. Nos Estados Unidos a situação é bastante preocupante, pelas repercussões ambientais, humanas e até económicas. Espanha, França e Alemanha também dão conta de uma anormal diminuição de abelhas. Em Portugal, as associações do sector garantem que, por enquanto, não há razões para alarme.
A Federação Nacional dos Apicultores de Portugal (FNAP), que representa cerca de 30 associações do sector, já aderiu a um grupo mundial que está a analisar o caso. Manuel Gonçalves, presidente da FNAP, considera que, neste momento, a situação não é preocupante, mas que poderá sê-lo “a curto prazo” se as abelhas continuarem a desaparecer. “São diversos os factores que são apresentados para tentar explicar essa situação e se se comprovar que é um factor ambiental, isso pode ser preocupante”, refere. O responsável garante que há cerca de dois anos que os associados da FNAP falam do assunto. “Todos os anos, há sempre uma falha efectiva de cerca de 20 por cento de colmeias que não se consegue repor, mas a situação poderá vir a ser preocupante se verificarmos que a mortandade é excessiva.” “Há um equilíbrio que deixou de existir”, acrescenta. A FNAP está, por isso, atenta a todos os passos dados nesta matéria. O recenseamento oficial é feito a meio do ano e o último, segundo o responsável, até aponta para um acréscimo de cerca de cinco por cento do número de colmeias no país – neste momento, existirão à volta de 400 mil colónias, numa média de 50 por cada apicultor."(fonte da notícia clique aqui)

9 comentários:

  1. Muito bom um doc. francês que expõe na lata o motivo de desse desaparecimento, será que é tão difícil perceber? TRANSGENICOS E SEUS PESTICIDAS!

    ResponderExcluir
  2. O ser humano é sem dúvida um câncer que pouco a pouco estaá devastando nosso planeta.

    ResponderExcluir
  3. Pesticida pode ser.
    Agora transgenicos, acho dificil. As alterações geneticas nas plantas não poderiam afetar insetos. Uma que as proprias plantas morreriam. Outra que os geneticistas apenas misturam DNA resistente ou uma caracterisca de interesse de outras variedades da mesma planta, do contrario a planta morre 'de cancer' poderia se dizer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Veja esta matéria - http://www.dominiosfantasticos.com.br/

      Excluir
  4. Se Deus não intervim o bicho homem vai acabar com esse planeta chamado terra.Não são ´só os seres humanos que dependem das abelhas outros animais também dependem delas.

    ResponderExcluir
  5. http://www.dominiosfantasticos.com.br/ - Acesse este link e fique sabendo o que está ocorrendo com as Abelhas e muito mais...

    ResponderExcluir
  6. Há várias hipótese que está fazendo as abelhas desaparecerem uma delas são: as torres de celulares ,agrotóxicos ,poluição e as plantas trangenicas .O pólen das plantas trangenicas são anti nutrientes que podem adoecer as abelhas.Se as abelhas desaparecer a especie do planeta vai para água abaixo inclusive o bicho homem.

    ResponderExcluir
  7. Hiram abiff o unico a decifrar as escrituras da contrucao do templo foi assassinado por seus companheiros! uma duvida quem terminou o templo de salomao???... e outra? os macons repete a alegoria com bases aos assassinos ou a hiram?se hiram foi morto e através dos assassinos que surge a ordem maçônica?. Pois somente hiram abiff possui o conhecimento a decifrar as escrituras e nem morto revelou o segredo da construção do templo de salomao.Pois então? A ordem maçônica surge através dos assassinos.

    ResponderExcluir