O Lado "Macabro" do Seriado Chaves


 Prezados leitores desse Blog, sempre fui fã do seriado Chaves e quando criança, não via a hora de comecar o programa para me dedicar na atenção a ilariante comédia que mesmo sendo um tanto infantil e boba, preenchia o tempo com um humor nostálgico e envolvente.
  Mesmo após a infância e a adolescência, muitos jovens, meia idade e velhos costumam assitir Chaves por horas e horas. É Simplesmente incrível o poder de persuação e atração que um seriado Mexicano do final da decáda de 70, tem em crianças, jovens e velhos, após 40 anos.
  Deparei com um texto no site da Revistabula, e também assisti um video do Nostalgia, sendo ambos em volta do mesmo sentido; o lado oculto de Chaves, o lado muitas vezes inperceptível aos nossos olhos, algo que se formos analisar cuidadosamente nos fará refletir e pensar sobre o assunto. transcrevo logo abaixo o que li no site, porém de modo algum quero expressar crítica ou opnião sobre o seriado, que cada um leia, pense e reflita sobre o que esta escrito logo abaixo:

 

O ator, escritor e diretor mexicano Roberto Gómez Bolaños, apelidado, num exagero quase perdoável, de Chespirito, ou “Pequeno Shakespeare” à mexicana. Ele é o criador de uma das mais sutis, brilhantes e temíveis representações do inferno em qualquer das artes: o seriado “Chaves”. Se, conforme ensinou Baudelaire, “a maior artimanha do demônio é convencer-nos de que ele não existe”, podemos concluir que esse mesmo demônio não iria apresentar seus domínios por meio de estereótipos: escuridão, chamas, tridentes, lava. Em “Chaves”, verdadeiramente, “o inferno são os outros”.

Bolaños encheu sua criação de sinais que devem ser decodificados para que se revele seu verdadeiro sentido de auto moralizante. O primeiro e mais importante é o título. Originalmente, o seriado chama-se “El Chavo Del Ocho”, ou traduzindo do espanhol: “O Moleque do Oito”. Ninguém sabe o verdadeiro nome do protagonista, que nunca foi pronunciado. Cha­mam-no apenas de “Moleque”. O nome próprio Chaves é uma adaptação brasileira, uma corruptela da palavra “chavo”. É certo que um “chavo”, ou “moleque”, é quem faz molecagens; quem subverte a ordem do que seria moral e socialmente aceito como correto. Em livre interpretação, o “moleque” é um pecador. Portanto, o seriado trata de pecados. Não de pecados mortais, pois do contrário dificilmente seus personagens gerariam simpatia, mas, com certeza, de pecados capitais.
Ao contrário do que muitos acreditam, o protagonista não mora em um barril, mas na casa número 8. Sendo órfão e morador de rua, foi recolhido por uma idosa, que jamais foi mostrada; e que talvez não exista. Se existir é a morte materializada, pois habita o 8. Basta deitar o numeral 8 que obtemos o símbolo do infinito. A morte é infinita, pois não há vida antes da vida e após a vida volta-se a condição anterior. A vida pode ser medida pelo tempo, o antes e o depois é, por definição, infinito. O nada infinito, a graça infinita ou a purgação infinita.

Essa vila do “8” nada mais é do que um pedaço do Inferno, especialmente preparado para receber seus hospedes, mortos e condenados no julgamento final. Uma variação cômica de “Entre Quatros Paredes”, onde duas mulheres e um homem (além de um mordomo… mas o comunista Sartre não considerou o representante da classe proletária um personagem pleno) são obrigados a se suportarem mutuamente pela eternidade, num ciclo infindável de acusações e violência. Não é difícil imaginar a cena: Chiquinha chuta a canela de Quico e faz seu pai pensar que o menino foi o agressor, enervado Seu Madruga belisca Quico, que chama Dona Florinda, que acerta um tapa no vizinho gentalha, que descarrega a raiva no Moleque, que atinge o Seu Barriga quando ele chega para cobrar o aluguel. Enquanto isso, o professor Girafales, queimando de desejo, bebe café, com um buquê de rosas no colo, sem desconfiar a causa, motivo, razão ou circunstância de tanta repetição.
O cenário é um labirinto rizomático, sem centro, começo nem fim. Saindo da vila caem em uma rua estreita que leva a um pequeno parque, um restaurante e uma apertada sala de aula. As variações, como Acapulco, são exceções que confirmam a regra. O universo dos personagens se resume a esse espaço claustrofóbico, onde um ambiente leva a outro que leva a outro que leva a outro, indefinidamente.

Os pecados que cometeram em vida transparecem em suas características, medos e frustrações. Chaves, o Moleque, sempre faminto, cometia o pecado da gula. Glutão inveterado, sua preferência por sanduiche de presunto indica desprezo pelas leis de Deus, que proibiu o consumo de porco, esse animal sujo e de pé fendido. Inimigo de qualquer autoridade moral, apelidou seu professor de “Mestre Linguiça”, outra referência a malfadada iguaria suína.
Seu Madruga, que têm muito trabalho para continuar sem trabalhar, cometia o pecado da preguiça. Exigem redobrados esforços suas estratégias de fuga, para não pagar os indefectíveis 14 meses de aluguel. Que nunca se tornam 15 meses, denotando que a passagem do tempo está suspensa. Não é necessário lembrar que 7 + 7 é igual a 14 e que, na tradição crística, 70 x 07 simboliza o infinito. Da mesma forma que o 8, o símbolo de adição deitado torna-se o de multiplicação. Deus mora nos detalhes.

A ganância de Seu Barriga é óbvia. Quem mais cobraria o aluguel mensal praticamente todos os dias? Os golpes que o Moleque lhe aplica sempre que chega a vila faz parte de sua punição. O fato de possuir como veículo uma Brasília amarela liga-o imediatamente ao país Brasil, indicando que em vida deve ter se envolvido em escândalos de corrupção. Terry Gilliam não escolhe títulos ao acaso.
O pequeno marinheiro Quico, o menino mais rico da vila, é movido pela inveja. Sempre que vê um de seus pobres vizinhos se divertindo com um surrado brinquedo, cobiça aquela alegria simplória e vai buscar um dos seus, sempre maior e melhor, mas que nunca lhe dá satisfação. O brinquedo do outro, mesmo sendo obviamente inferior, sempre lhe parece mais interessante. Um círculo vicioso de inveja, jamais saciada.

Chiquinha é marcada pela personalidade intolerante, raivosa. Imitando o Pateta, usava o automóvel como uma arma potencializadora de sua ira. Morrendo em uma briga de trânsito, na vila, tenta fazer o mesmo com o triciclo. Não foram poucas as vezes que atropelou pés e brinquedos. Mas a musa que canta a ira do poderoso Aquiles não se ocupa da ira insignificante de Francisquinha. Sendo a menor e fisicamente mais fraca da vila, só lhe resta chorar, chorar e chorar.
 

Dona Florinda e o Pro­fessor Girafales foram libertinos do porte do Marquês de Sade e Messalina (ou os próprios). Mestres na arte da luxúria, acabaram condenados a eternidade de abstinência sexual. Frigida e impotente, a mente almeja, mas o corpo não acompanha. Consomem infindáveis xícaras de café que, com propriedades estimulantes, alimentam ainda mais o fogo que não podem debelar. O professor Girafales fuma em sala de aula não porque “El Chavo Del Ocho” foi gravado antes da praga politicamente correta, mas devido ao fato dele ser portador do célebre cacoete pós-coito de acender um cigarro, fazer um aro de fumaça no ar e perguntar “foi bom para você?”. Incapaz de cumprir a primeira parte do ritual erótico, involuntariamente reproduz a segunda. Não por acaso, a trilha sonoro de seus encontros é a mesma de “… E o Vento Levou”. A frase final do filme é “amanhã será outro dia”. Na vila, sempre haverá outro dia e outra xícara de café.

Dona Clotilde, a bruxa do 71, padecia de extrema vaidade. O gênio de Bolaños teve a sutileza de convidar uma ex-miss, a espanhola Angelines Fernández, para interpretar a personagem. Novamente o signo de uma condenação eterna aparece: 71 nada mais é do que 7+1=8. O animal de estimação de Dona Clotilde, significativamente chamado de Satanás, chama atenção para outro elemento importante. A presença de diversos demônios errantes na vila. Trata-se de uma besta transmorfa. Em alguns episódios satanás é um gato, em outros um cão. Diferente do paradoxo do coelho-pato de Jastrow, Wittgenstein e Thomas Kuhn, que servia ao desenvolvimento da razão, o gato-cão é uma representação do misticismo, o cão em “pessoa”.
Em 1589 o teólogo Peter Binsfeld, no livro “Binsfeld’s Classification of Demons”, estabeleceu que cada um dos sete pecados capitais possui um patrono infernal. Sintoma­tica­mente, Lúcifer, nome pelo qual muitos chamam satanás, gera a vaidade. Os outros são Asmodeu que gera a luxúria, Belzebu a gula, Mammon a ganância, Belphegor a preguiça, Azazel a ira e Leviatã a inveja. Não nos enganemos: eles rondam a vila. Aparecem circunstancialmente, para promover desordem, dor e tentação.
Se o gato-cão Lúcifer/Satanás ajuda a difundir o boato de que Dona Clotilde é uma bruxa, me parece óbvio que a bela menina Paty e sua tia Glória são Belzebu e Belphegor metamorfoseados em súcubos, demônio sexuais femininos, prontos para atiçar outros apetites no Moleque e tirar Seu Madruga de seu estado de letargia. Por sua vez, o galã de novelas Hector Bonilla, que visitou a vila, nada mais é do que Asmodeu na forma de um íncubo, demônio sexual masculino, com a missão de tumultuar a relação do casal de libertinos castrados. Nhonho é Mammon, instigando o pai avaro a gastar. Popis é Azazel, esmerando-se em despertar a ira de Chiquinha com sua futilidade enervante. Godinez é Leviatã atiçando a inveja de Quico, com suas respostas tão certeiras quanto involuntárias ao Mestre Linguiça. Figuras de pouca relevância como Dona Neves, Seu Furtado, os jogadores de ioiô, os alunos anônimos na escola, os clientes do restaurante, o pessoal do parque e do festival da boa vizinhança, além de outros coadjuvantes, são entidades demoníacas menores, com a função de criar a ilusão de normalidade.

De fato, os frequentadores da vila parecem inconscientes de sua condição. Os adultos por serem alto centrados. As crianças por estarem duplamente amaldiçoados, regredidos a condição infantil, talvez como espelho da imaturidade emocional que os levaram a conduta pecadora. Enquanto muitas pessoas sonham em possuir a experiência da maturidade em um corpo jovem, eles mantiveram o corpo que possuíam na hora da morte, mas quase sem nenhuma experiência. Essas são as sutilezas da burocracia infernal.

O carteiro Jaiminho, em sua função de portador de mensagens, é o único representante do lado de cá. Um médium que tenta fazer contato com essa outra dimensão. Seu constante estado de fadiga é resultado do esforço sobre-humano necessário para cruzar as dimensões. Prova disso é a descrição que Jaiminho dá de sua terra natal, Tangamandápio. A despeito de existir de fato, sendo localizada a noroeste do Estado mexicano de Micho­acán, trata-se de uma alegoria. Se­gundo o carteiro, tudo em Tangamandápio é colossal. Seria maior do que Nova York e teria uma população de muitos milhões de habitantes. O que poderia ser tão grande? Obviamente, ela não se refere a uma única localidade isolada, mas a todo o planeta; a terra dos vivos. As cartas que transporta são psicografias e a bicicleta que nunca larga, apesar de não saber andar, nada mais é do que um totem, ao estilo de “A Origem”, necessário para que possa voltar para realidade.

Em “El Chavo Del Ocho”, Bolanõs, o Camus asteca, criou sua própria versão do mito de Sísifo. O Moleque e companhia estão condenados a empurrar inutilmente por uma ladeira íngreme essa imensa pedra chamada cotidiano, que sempre rola de volta, obrigando-os ao tormento do eterno retorno. A pedra de Quico é quadrada, não rola, desliza. É cômico, apesar de trágico.

Fonte: REVISTABULA

A Opnião fica a cargo de quem ler....

16 comentários:

  1. Kkkkkkk isso conseguiu ser mais engraçado que o episódio de Chaves. Quanta formalidade e intelectualidade para falar tantas asneiras. Mais criativo que o Bolaños.

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  2. KKKK fala serio!Isso é esquizofrenia?Quanta bizarrice!!

    A vila ser o inferno é ridículo, os personagens saem dela as vezes, e se não saíssem não provaria q é o inferno também, só o Chaves q está ligado ao 8 não a vila.Os cenários são limitados obviamente por falta de orçamento, tudo se repete nos capítulos pq eles aparentemente gravavam varias versões do mesmo capitulo.
    "Moleque" é só uma forma desprezível de se chamar um menino, Chaves está obviamente ligado a gula, e Senhor Madruga a preguiça, agora Chiquinha estar ligada a irá vc forçou a barra, ela está ligada a inteligencia e mentira, é uma filha de malandro. Senhor Barriga parece ser mais um homem trabalhador, q tem algo por causa do trabalho, e já perdoou muitas vezes as dividas do Madruga, mas pode estar ligado a avareza. Dona Florinda é soberba, seu filho é mimado exibicionista, ele gosta de provocar inveja, mas não fica claro pra mim se sente inveja, ela e o professor não me parecem um casal cheio de luxuria, eles nem se beijam, ligá-los a luxuria foi ridículo, a bruxa do 71 é muito mais luxuriosa q eles, e ela é uma encalhada, e realmente é espirita, não é a toa q a chamam de bruxa do 71, e o cão chamar satanás só prova sua ligação maligna, Satanás é quase sempre um cão na historia, só me lembro de uma fez ter um gato satanás na vila.

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    1. Muito forte a postagem e as explicações do que cada um dos personagens representam. E até alguns comentários importantes também. o programa é seriado engraçado e diga se passagem, muito engraçado mesmo, é difícil se notar muitas vezes as intenções maquiavélicas, óbvio! O humor se encarrega trabalhar nesse lado chamado DISTRAÇÃO. Como diz um certo e antigo ditado, quem quer pegar passarinho jamais dirá xô, isso me faz recordar este ser sobrenatural, ao aqual chamamos de satanás. Porque, Lúcifer, era o nome que ele tinha quando ele era anjo de LUZ. Como ele perdeu esse brilho, agora ele é anjo decaido das TREVAS Voltando ao assunto, se este ser sobrenatural, que poucas vezes é notando nas emissoras de televisão é o PREDADOR e na verdade é personagem central da " história" é obvio que "nós", é que somos A PRESA. É fato comprovado, de que certamente haverá sempre uma rejeição "nossa" justamente porque gostamos. porem, é muito bom fazer essas observações, porque, as vezes, a versão das histórias só nos é contada de um só ponto de vista, Mas a origem, a realidade por detrás dos bastidores, espiritualmente falando e que muitas vezes são macabras, estão oculto aos nossos olhos. Por este motivo, é que " nós," o aceitamos com tão facilmente. Portanto Lembremo-mo-nos! QUEM QUER PEGAR PASSARINHO JAMAIS DIRÁ XÔ.

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  3. Quanta babaquice, tanta caretice, muita falta do q falar k k k

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  4. Ótima reflexão. Concordo com boa parte do texto. Parabéns!

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  5. Otima observação, o pior erro da humanidade é não acreditar que Satanás e seus demônios não existe, não esqueça que ele tem seus reinos.

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  6. Otima observação, o pior erro da humanidade é não acreditar que Satanás e seus demônios não existe, não esqueça que ele tem seus reinos.

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  7. Ricardo Alves dos Santos7 de dezembro de 2015 11:49

    Bla,bla,bla!!!
    Não tem o que escrever, é preferível não escrever a que escrever tanta babaquice!!!!
    Tem gente que vê pelo em casca de ovo!
    Tem gente que vê demônio em tudo, menos nele mesmo... ou será que até nele mesmo?

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  8. Eu acho q por um lado ele está certo por interpretar diferente, como ele disse n é um modo de criticar e sim uma talvez curiosidade se referindo a vários pontos chaves do seriado.

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  9. Ao passar pela net afim de encontrar novos amigos e divulgar o meu blog, me deparei com o seu que muito admiro e lhe dou os parabéns, pois é daqueles blogs que gostaria que fizesse parte de meus amigos virtuais.
    Pois se desejar visite o Peregrino E Servo. Leia alguma coisa e se gostar siga, Saiba porém que sempre vou retribuir seguindo também o seu blog.
    Minhas cordiais saudações, e um obrigado.
    António Batalha.
    Peregrino E Servo.

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  10. Meu Jesus quanta asneira.o ser humano perde o tempo escrevendo isso

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  11. Meu Jesus quanta asneira.o ser humano perde o tempo escrevendo isso

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  12. Que lixo de matéria, não sei quem é pior quem escreveu ou quem transcreveu tanta idiotice.

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  13. Nem tudo é oque dizem ! As vezes o ''coiTado'' do chespirito, só queria retratar o cotidiano dos seres humanos que é assim. Ou eu e voce, nao passamos por um processo continuo de ir e vir , a qualquer lugar. Durante meses ou anos!!! E nem por isso estamos num ''inferno''. Se for assim, eu venho ao trabalho todo dia, vejo as mesmas pessoas, vou pra casa, tenho uma mesma rotina e mesmo assim nao sinto qu estou num '' purgatório.'' Minha gente, deixem de perder tempo com esteriótipos de uma teoria tão fraca.

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