A hierarquia dos Anjos


   Prezados amigos, novamente o blog a Verdade estampada, tem o prazer de apresentar a todos uma postagem inovadora, polêmica e misteriosa. essa postagem abordara assuntos relacionados a hierarquia dos anjos celestiais, em outras postagens falaremos dos anjos caídos ou dêmonios. 
 O que são Anjos:
  Segundo a Bíblia sagrada, os anjos são criaturas espirituais, conservos de Deus como os homens e são mensageiros de Deus. (apocalipse 19:10). Os anjos são ainda figuras importantes em muitas outras tradições religiosas do passado e do presente, e o nome de "anjo" é dado amiúde indistintamente a todas as classes de seres celestes. Os muçulmanos, zoroastrianos, espíritas, hindus e budistas, todos aceitam como fato sua existência, dando-lhes variados nomes, mas às vezes são descritos como tendo características e funções bem diferentes daquelas apontadas pela tradição judaico-cristã, esta mesma apresentando contradições e inconsistências, de acordo com os vários autores que se ocuparam deste tema.
Hierarquia:

   Os anjos de Deus, são organizados de uma forma hierarquica, como podemos ler por diversas vezes na bíblia, sobre anjos com graus diferentes como: serafins, querubins, tronos etc... em estudos esótericos, foi definido no século V, por Pseudo Dionisio, que a hierarquia dos anjos seria:  1. Serafins, 2. Querubins, 3. Tronos, 4. Dominações, 5. Virtudes, 6. Potestades, 7. Principados, 8. Arcanjos, 9. Anjos. Segundo o profeta Ezequiel, Satanás era um Querubim que se rebelou contra Deus, e criou uma rebelião no céu corrompendo cerca de 30% dos anjos de Deus, trazendo os a terra.
Descreveremos abaixo algumas caraceristicas sobre os anjos:


1º TRIADE:

Serafins:  É a ordem mais elevada da esfera mais alta. São os anjos mais próximos de Deus e emanam a essência divina em mais alto grau. Assistem ante o Trono de Deus e é seu privilégio estar unido a Deus de maneira mais íntima, e são descritos em Isaías como cantando perpetuamente o louvor de Deus e tendo seis asas. o própio profeta Isaias, em uma visão celestial foi puruficado por uma tenaz de um serafim que estava com Deus (isaias, cap 6).

Querubins: os querubins são seres misteriosos, descritos tanto no Cristianismo como em tradições mais antigas às vezes mostrando formas híbridas de homem e animal. Os povos da Mesopotâmia tinham o nome karabu e suas variantes para denominar seres fantásticos com forma de touro alado de face humana, e a palavra significa em algumas daquelas línguas "poderoso", noutras "abençoado".
  No Gênesis aparece um querubim como guardião do Jardim do Éden, expulsando Adão e Eva após o pecado original. Ezequiel os descreve como guardiães do trono de Deus e diz que o ruflar de suas asas enchia todo o templo da divindade e se parecia com som de vozes humanas; a cada um estava ligada uma roda, e se moviam em todas as direções sem se voltar, pois possuíam quatro faces: leão, (O leão sempre foi reconhecido como forte, feroz, majestoso, ele é o rei dos animais e essa face simboliza então sua força). touro, (o touro é reconhecido como um animal que trabalha pacientemente para seu dono. Ele é forte, podendo carregar um urso, e conhece o seu dono). águia, (como um anjo, este pássaro voa acima das tempestades, enquanto abaixo delas existem tristezas, perigos, e angústias. Um pássaro ligeiro e poderoso, elegante, incansável) e homem, Esta face fala da mente, razão, afeições,e todas as coisas que envolvem a natureza humana, isso, para alguns estudiosos, significa que eles assim como os homens possuem o livre arbítrio. E eram inteiramente cobertos de olhos, significando a sua onisciência.



Tronos ou Ofanins:

Os Tronos têm seu nome derivado do grego thronos, que significa "anciãos". São chamados também de erelins ou ofanins, e são identificados com os 24 anciãos que perpetuamente se prostram diante de Deus e a Seus pés lançam suas coroas. São os símbolos da autoridade divina e da humildade, e da perfeita pureza, livre de toda contaminação


2º Triade:

Potestades:
 As Potestades ou Potências são também chamadas de "condutores da ordem sagrada". Executam as grandes ações que tocam no governo universal. Eles são os portadores da consciência de toda a humanidade, os encarregados da sua história e de sua memória coletiva, estando relacionados com o pensamento superior - ideais, ética, religião e filosofia, além da política em seu sentido abstrato.


Virudes
As Virtudes são os responsáveis pela manutenção do curso dos astros para que a ordem do universo seja preservada. Seu nome está associado ao grego dunamis, significando "poder" ou "força", e traduzido como "virtudes" em Efésios 1:21, e seus atributos são a pureza e a fortaleza.

Dominações:

As Dominações ou Domínios (do latim dominationes) têm a função de regular as atividades dos anjos inferiores, distribuem aos outros anjos as funções e seus mistérios, e presidem os destinos das nações. Crê-se que as Dominações possuam uma forma humana alada de beleza inefável, e são descritos portando orbes de luz e cetros indicativos de seu poder de governo. Sua liderança também é afirmada na tradução do termo grego kyriotes [küriotés], que significa "senhor", aplicado a esta classe de seres.


3 º Triade


PRINCIPADOS

Os Principados, do latim principatus, são os anjos encarregados de receber as ordens das Dominações e Potestades e transmití-las aos reinos inferiores, e sua posição é representada simbolicamente pela coroa e cetro que usam. Guardam as cidades e os países.


ANJOS:
  Os anjos são os seres angélicos mais próximos do reino humano, o último degrau da hierarquia angélica acima descrita e pertencentes à sua terceira tríade. A tradição hebraica, de onde nasceu a Bíblia, está cheia de alusões a seres celestiais identificados como anjos, e que ocasionalmente aparecem aos seres humanos trazendo ordens divinas. São citados em vários textos místicos judeus, especialmente nos ligados à tradição Merkabah.
  São dotados de vários poderes supernaturais, como o de se tornarem visíveis e invisíveis à vontade, voar, operar milagres diversos e consumir sacrifícios com seu toque de fogo. Feitos de luz e fogo  sua aparição é imediatamente reconhecida como de origem divina também por sua extraordinária beleza. Segundo a tradição católica os anjos(mensageiros) são designações de cargos, não de natureza. Para Deus, apesar dos vários cargos angelicais, todos são anjos e todos são iguais perante Ele.


ARCANJOS

    Arcanjo significa "anjo principal" ou "chefe", o primeiro ou principal governante. Este título é mencionado no Novo Testamento por duas vezes e a esta ordem pertencem os únicos anjos cujos nomes são conhecidos através da Bíblia: Miguel, Rafael e Gabriel. Miguel é especificamente citado como "O" arcanjo,ao passo que, embora se presuma pela tradição que Gabriel também seja um arcanjo, não há referências sólidas a respeito. Rafael descreve a si mesmo como um dos sete que estão diante do Senhor classe de seres mencionada também no Apocalipse.
Considerado canônico somente pela Igreja Ortodoxa da Etiópia, o Livro de Enoque fala de mais quatro arcanjos, Uriel, Ituriel, Amitiel e Samuel, responsáveis pela vigilância universal durante o perído dos Nefilim, os "anjos caídos". Contudo em outras fontes apócrifas estes são por vezes ditos como querubins. A igreja Ortodoxa faz de Uriel um arcanjo e o festeja com Rafael, Gabriel e Miguel na Synaxis de Miguel e os outros Poderes Incorpóreos, em 21 de novembro.


  Seu caráter de mensageiros, ou intermediários, é assinalada pelo seu papel de elo entre os Principados e os Anjos, interpretando e iluminando as ordens superiores para seus subordinados, além de inspirar misticamente as mentes e corações humanos para execução de atos de acordo com a vontade divina. Atuam assim como arautos dos desígnios divinos, tanto para os Anjos como para os homens, como foi no caso de Gabriel na Anunciação a Maria. A cultura popular faz deles protetores dos bons relacionamentos, da sabedoria e dos estudos, e guerreiros contra as ações do Diabo.


 ANJOS CAÍDOS
A Bíblia fala em anjos bons e em anjos maus, embora ressalte que todos os anjos foram originalmente criados bons e santos (Gn 1:31). Tendo livre?arbítrio, numerosos anjos participaram da rebelião de Satanás (Ez 28:12?17;11 Pe 2:4; Jd 6; Ap 12:9 ) e abandonaram o seu estado original de graça como servos de Deus, e assim perderam o direito à sua posição celestial
Satanás na sua rebelião contra Deus arrastou consigo uma grande multidão de anjos das ordens inferiores (Ap 12:4) que talvez possam ser identificados (após a sua queda) com os “principados”, “potestades”, “dominadores deste mundo tenebroso” e “forças espirituais do mal”, conforme escreveu o apóstolo São Paulo no capítulo 6 de sua epistola aos Efésios.
Satanás e muitos desses anjos inferiores decaídos foram banidos para a terra e a sua atmosfera circulante, onde operam limitados segundo a vontade de Deus
  
 Hoje, parte deles se acha presa em algemas eternas (II Pedro 2:4; Jd 6), aguardando o juízo do grande dia, enquanto que a outra parte habita as regiões celestes (Ef 6:12), e agem revelando constantemente sua inimizade contra Deus (Ap 12:7), e procuram a destruição do homem, causam-lhes males na alma (Jo 13:27; At 5:3; Ef 2:2,3), no corpo (Lc 13:11?16) e em suas possessões terrenas (Jó 1:12; Mt 8:3I,32I).
A fúria dos anjos maus também está especialmente dirigida contra a Igreja de Cristo, portanto:
a)continuamente procuram destruí-la por suas investidas em geral (Mt 16:18);
b) tentam impedir os ouvintes de que aceitem os favores do Evangelho (Lc 8:12);
c) disseminam doutrinas errôneas (Mt 13:25; I Tm 4:1),
d) incitam a perseguição ao reino de Cristo (Ap 12:7).
Contudo, diz a Bíblia que todos eles serão julgados (II Pe 2:4; Jd 6 ), e lançados no lago de fogo juntamente com Satanás (Mt 25:41; Ap 20:10,14 ), de onde jamais sairão.


36 comentários:

  1. Gostei muito sobre a hierarquia dos anjos. Que vcs continuem postando esses estudos interessantes

    ResponderExcluir
  2. Muito interessante esse estudo. Para aqueles que não conhecem essa parte da história Bíblica é como tirar as vendas dos olhos. Tobias.

    ResponderExcluir
  3. E a primeira vez que vejo o organograma, com as funções dos anjos. E, também fiquei admirado ao saber que, anjos possuem livre-arbítrio. Sempre pensei que o único ser a possuir o livre arbítrio era o homem.

    Xavier, 27/06/12.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Possuem sim, mas não tão "preservado" quanto o nosso, pois eles tem contato direto com o Deus Trino de fato e e verdade no seu corpo celeste sem chances para o "duvidar", diferentemente de nós.

      Excluir
    2. Me perdões, mas sua concepção quanto ao livre arbitrio esta equivocada ao extremo. Não existe medio, ou alto, ou existe, ou não existe, porém mesmo se, por hipótese, eu admitisse tal teria de apostar nos Anjos e para exemplificar irei usar a errada atitude do Querubim Samael em tentar tomar o trono de Deus, por escolher (arbitrio) não o obedecer e obedecer ao Criador quanto a servirem a humanidade.

      Excluir
    3. Excelente estudo!
      Eu tinha noções da hierarquia dos anjos,mas não com tanta clareza.
      Gostei bastante também,do comentário do Kayo Sousa. Realmente o fato de não conhecermos a Deus, como os anjos. Nos faz ter possibilidades de dúvidas.
      Que ser a ao ver Deus em todo seu poder e glória,teria espaço pra dúvida em seu coração?

      Excluir
  4. Deus abençoe pelas explicações.parabéns

    ResponderExcluir
  5. Show de bola!!!!
    Legal éssa hirarquia é claro que foje. um pouco do ambito das escrituras sagrada ,mas todavia para que é leigo quanto o assunto abordado foi otimo o mini estudo..
    DEUS nos Abencoe ..

    ResponderExcluir
  6. queria ser um anjos as vezes sou mas queria ter asas ajudo as pessoas e a quem postar comentarios que DEUS vos abenssoe

    ResponderExcluir
  7. Muito esclarecedor, diante de uma batalha espiritual fortalece a fé em Deus, e a nossa autoridade sobre os demônios para expulsar e submete-los ao poder de Deus.
    PCS.

    ResponderExcluir
  8. Numa de suas postagens cita Raziel como caido mas cabala não o cita dessa maneira pelo contrario ele citado como o principe dos querubins guardiao dos segredos este anjo fica atras da cortina de seu mestre (Deus) porisso sabe de tudo oque ocorre .
    Segundo cabala ele anotou tudo oque escutava em um livro segundo livro cabalisto que li diz :
    Deus teria revelado o futuro de Adão e Eva no jardim do Eden pelas mãos do anjo Raziel . Esse livro continha conhecimentos sagrados : 72 ramos de sabedoria que revelam a formação de 670 registros de misterio mais elevados . No meio do livro, havia anotações secretas, que explicavam as 1.500 chaves do Universo, que não foram reveladas, nem mesmo aos santos anjos.
    Quando Adão e Eva receberam esse livro , todos os anjos se reuniram em sua volta afim de ouvilos. Quando leitura começou , os anjos exaltaram Adão e Eva como eles fossem o propio Deus ,quando, então, o anjo Hadraniel foi enviado secretamente para lhes dizer: Adão e Eva, não revelem a glória do seu Mestre, pois o privilegio de saber estas coisas só foi dado a vocês , e não aos anjos . Por causa disso Adão e Eva mantiveram o srgredo, e aprenderam os misterios que nem mesmo os ministros celestes conheciam. Depois de transgredirem a ordem de seu mestre a respeitp da arvore do conhecimento o livro saiu voando de suas mãos . Adão ficou tão aflito que entrou no rio Gihon (um dos rios do jardim) ficou la com água até o pescoço , de tal modo que seu corpo ficou todo enrugado e seu rosto, abatido . Deus então fez um sinal para o arcanjo Rafael, para que o livro fosse devolvido, e Adão o estudou pelo resto de sua vida. Ele deixou o livro para seu filho Set, e foi sendo passado de geração a geração até chegar a Abraão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ola...gostaria de saber se vc tem mais estudos relacionados a esse tema na cabala judaica ...aguardo anciosamente... depois passo meu e-mail para contato. Obrigado.

      Excluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Bom dia meu nome e Maxwell, sou escritor e achei seu post bem interessante, por motivos editoriais estou entrando em contato com você para saber se você me autoriza a publicar seu post em meu livro. A onde no qual seu nome e seu blog serão citados na sobre capa do livro, desde já te agradeço, este e meu e-mail maxwellescritor.roterista@hotmail.com Aguardo sua resposta.

    ResponderExcluir
  11. na biblia dos evangelico onde esta RAFAEL

    ResponderExcluir
  12. Anjos-Arcanjos-Kerubins-Serahfins são Seres celestiais que se encontram acima dos Seres Espirituais (Demônios E Seres Com Corpo). Logo a citação errônea dos cristãos de que Satan é um Kerubin não procede pois os Demônios são Seres Espirituais, inferiores aos Seres Celestiais (Kerubins) e não podem ser influenciados por seres inferiores.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando o Profeta Ezequiel cita satanás como querubim, se refere ao seu estado original quando exercia suas funções celestias em adoração a Deus. Todavia após sua rebelião passou à tbnm ser considerado um anjo decaido.

      Excluir
    2. Vai estudar um pouco a Biblia, ou o Torá, ou o Alcorão antes de fazer uma citação descabida como esta.

      Excluir
  13. O estudo realmente e muito bom, mas verdadeiramente ainda não Rafael na bíblica

    ResponderExcluir
  14. ha estudos que alegam os arcanjos com 1 na hierarquia

    ResponderExcluir
  15. Boa Noite. Não penso que os anjos tem "livre arbitrio" do contrário "poderiam" pecar contra DEUS, mas temos exemplo de uns que pensaram em tal coisa(anjo caído), foram exilados e não tem volta pra eles...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poderiam e podem, pois ainda existem Anjos, Potestades no Ceu como dito em Ef. 6 -12 (não é por acaso que a combinação deste verso dá em 666) - "“Porquanto, nossa luta não é contra seres humanos, e sim contra principados e potestades, contra os dominadores deste sistema mundial em trevas, contra as forças espirituais do mal nas regiões celestiais” Portanto existe sim livre arbitrio tanto em nós quanto nos anjos.

      Excluir
  16. Existe muitas coisas a respeito disse q nunk ninguém sabia ate eu mesma q sou espiritual sinto presença de seres de luz perto de mim,e er tao bom fikar perto deles sensação ótima, essa materia mi ajudou muito a conhecer mais sobre a q hierarquia meu anjo pertence, e oq eles fazem aqui (Rafael)

    ResponderExcluir
  17. Anjos Enviados na Terra:
    Materialização do corpo celeste;

    1ª Gênesis 18": 2';
    2ª Êxodo 3": 2;
    3ª Números 22": 22';
    4ª Josué 5": 13';
    5ª Juízes 2": 1;
    6ª Juízes 6": 11;
    7ª Juízes 13": 3';
    8ª Juízes 13": 9';
    9ª Daniel 3": 25';
    10ª Daniel 10": 5';
    11ª Lucas 1": 11';
    12ª Lucas 1": 26';
    13ª Lucas 2": 9';
    14ª Mateus 28": 2';
    - Marcos 16": 5';
    - Lucas 25": 4';
    15ª Atos 8": 26';
    16ª Atos 12": 7';

    ResponderExcluir
  18. Os trechos bíblicos citados conferem a real aparição de "Anjos" na terra, enviados por Deus para diversas missões!

    ResponderExcluir
  19. a pontuação e erros de português bem q poderim ser corrigidas

    ResponderExcluir
  20. Muito bom, gostei muito.

    ResponderExcluir
  21. Achei bem instrutivo. Obrigada por gerar este material de. conhecimento público.

    ResponderExcluir
  22. Pra mim não existem hierarquia e sim os que ficam mais próximos de Deus por algum motivo e outros que tem tarefas definidas

    ResponderExcluir