A hierarquia dos Anjos


   Prezados amigos, novamente o blog a Verdade estampada, tem o prazer de apresentar a todos uma postagem inovadora, polêmica e misteriosa. essa postagem abordara assuntos relacionados a hierarquia dos anjos celestiais, em outras postagens falaremos dos anjos caídos ou dêmonios. 
 O que são Anjos:
  Segundo a Bíblia sagrada, os anjos são criaturas espirituais, conservos de Deus como os homens e são mensageiros de Deus. (apocalipse 19:10). Os anjos são ainda figuras importantes em muitas outras tradições religiosas do passado e do presente, e o nome de "anjo" é dado amiúde indistintamente a todas as classes de seres celestes. Os muçulmanos, zoroastrianos, espíritas, hindus e budistas, todos aceitam como fato sua existência, dando-lhes variados nomes, mas às vezes são descritos como tendo características e funções bem diferentes daquelas apontadas pela tradição judaico-cristã, esta mesma apresentando contradições e inconsistências, de acordo com os vários autores que se ocuparam deste tema.
Hierarquia:

   Os anjos de Deus, são organizados de uma forma hierarquica, como podemos ler por diversas vezes na bíblia, sobre anjos com graus diferentes como: serafins, querubins, tronos etc... em estudos esótericos, foi definido no século V, por Pseudo Dionisio, que a hierarquia dos anjos seria:  1. Serafins, 2. Querubins, 3. Tronos, 4. Dominações, 5. Virtudes, 6. Potestades, 7. Principados, 8. Arcanjos, 9. Anjos. Segundo o profeta Ezequiel, Satanás era um Querubim que se rebelou contra Deus, e criou uma rebelião no céu corrompendo cerca de 30% dos anjos de Deus, trazendo os a terra.
Descreveremos abaixo algumas caraceristicas sobre os anjos:


1º TRIADE:

Serafins:  É a ordem mais elevada da esfera mais alta. São os anjos mais próximos de Deus e emanam a essência divina em mais alto grau. Assistem ante o Trono de Deus e é seu privilégio estar unido a Deus de maneira mais íntima, e são descritos em Isaías como cantando perpetuamente o louvor de Deus e tendo seis asas. o própio profeta Isaias, em uma visão celestial foi puruficado por uma tenaz de um serafim que estava com Deus (isaias, cap 6).

Querubins: os querubins são seres misteriosos, descritos tanto no Cristianismo como em tradições mais antigas às vezes mostrando formas híbridas de homem e animal. Os povos da Mesopotâmia tinham o nome karabu e suas variantes para denominar seres fantásticos com forma de touro alado de face humana, e a palavra significa em algumas daquelas línguas "poderoso", noutras "abençoado".
  No Gênesis aparece um querubim como guardião do Jardim do Éden, expulsando Adão e Eva após o pecado original. Ezequiel os descreve como guardiães do trono de Deus e diz que o ruflar de suas asas enchia todo o templo da divindade e se parecia com som de vozes humanas; a cada um estava ligada uma roda, e se moviam em todas as direções sem se voltar, pois possuíam quatro faces: leão, (O leão sempre foi reconhecido como forte, feroz, majestoso, ele é o rei dos animais e essa face simboliza então sua força). touro, (o touro é reconhecido como um animal que trabalha pacientemente para seu dono. Ele é forte, podendo carregar um urso, e conhece o seu dono). águia, (como um anjo, este pássaro voa acima das tempestades, enquanto abaixo delas existem tristezas, perigos, e angústias. Um pássaro ligeiro e poderoso, elegante, incansável) e homem, Esta face fala da mente, razão, afeições,e todas as coisas que envolvem a natureza humana, isso, para alguns estudiosos, significa que eles assim como os homens possuem o livre arbítrio. E eram inteiramente cobertos de olhos, significando a sua onisciência.


Tronos ou Ofanins:

Os Tronos têm seu nome derivado do grego thronos, que significa "anciãos". São chamados também de erelins ou ofanins, e são identificados com os 24 anciãos que perpetuamente se prostram diante de Deus e a Seus pés lançam suas coroas. São os símbolos da autoridade divina e da humildade, e da perfeita pureza, livre de toda contaminação


2º Triade:

Potestades:
 As Potestades ou Potências são também chamadas de "condutores da ordem sagrada". Executam as grandes ações que tocam no governo universal. Eles são os portadores da consciência de toda a humanidade, os encarregados da sua história e de sua memória coletiva, estando relacionados com o pensamento superior - ideais, ética, religião e filosofia, além da política em seu sentido abstrato.


VIRTUDES:
As Virtudes são os responsáveis pela manutenção do curso dos astros para que a ordem do universo seja preservada. Seu nome está associado ao grego dunamis, significando "poder" ou "força", e traduzido como "virtudes" em Efésios 1:21, e seus atributos são a pureza e a fortaleza.


DOMINAÇÕES:
As Dominações ou Domínios (do latim dominationes) têm a função de regular as atividades dos anjos inferiores, distribuem aos outros anjos as funções e seus mistérios, e presidem os destinos das nações. Crê-se que as Dominações possuam uma forma humana alada de beleza inefável, e são descritos portando orbes de luz e cetros indicativos de seu poder de governo. Sua liderança também é afirmada na tradução do termo grego kyriotes [küriotés], que significa "senhor", aplicado a esta classe de seres.


3 º Triade:


PRINCIPADOS:

Os Principados, do latim principatus, são os anjos encarregados de receber as ordens das Dominações e Potestades e transmití-las aos reinos inferiores, e sua posição é representada simbolicamente pela coroa e cetro que usam. Guardam as cidades e os países.


ANJOS:
  Os anjos são os seres angélicos mais próximos do reino humano, o último degrau da hierarquia angélica acima descrita e pertencentes à sua terceira tríade. A tradição hebraica, de onde nasceu a Bíblia, está cheia de alusões a seres celestiais identificados como anjos, e que ocasionalmente aparecem aos seres humanos trazendo ordens divinas. São citados em vários textos místicos judeus, especialmente nos ligados à tradição Merkabah.
  São dotados de vários poderes supernaturais, como o de se tornarem visíveis e invisíveis à vontade, voar, operar milagres diversos e consumir sacrifícios com seu toque de fogo. Feitos de luz e fogo  sua aparição é imediatamente reconhecida como de origem divina também por sua extraordinária beleza. Segundo a tradição católica os anjos(mensageiros) são designações de cargos, não de natureza. Para Deus, apesar dos vários cargos angelicais, todos são anjos e todos são iguais perante Ele.


ARCANJOS

    Arcanjo significa "anjo principal" ou "chefe", o primeiro ou principal governante. Este título é mencionado no Novo Testamento por duas vezes e a esta ordem pertencem os únicos anjos cujos nomes são conhecidos através da Bíblia: Miguel, Rafael e Gabriel. Miguel é especificamente citado como "O" arcanjo,ao passo que, embora se presuma pela tradição que Gabriel também seja um arcanjo, não há referências sólidas a respeito. Rafael descreve a si mesmo como um dos sete que estão diante do Senhor classe de seres mencionada também no Apocalipse.
Considerado canônico somente pela Igreja Ortodoxa da Etiópia, o Livro de Enoque fala de mais quatro arcanjos, Uriel, Ituriel, Amitiel e Samuel, responsáveis pela vigilância universal durante o perído dos Nefilim, os "anjos caídos". Contudo em outras fontes apócrifas estes são por vezes ditos como querubins. A igreja Ortodoxa faz de Uriel um arcanjo e o festeja com Rafael, Gabriel e Miguel na Synaxis de Miguel e os outros Poderes Incorpóreos, em 21 de novembro.


  Seu caráter de mensageiros, ou intermediários, é assinalada pelo seu papel de elo entre os Principados e os Anjos, interpretando e iluminando as ordens superiores para seus subordinados, além de inspirar misticamente as mentes e corações humanos para execução de atos de acordo com a vontade divina. Atuam assim como arautos dos desígnios divinos, tanto para os Anjos como para os homens, como foi no caso de Gabriel na Anunciação a Maria. A cultura popular faz deles protetores dos bons relacionamentos, da sabedoria e dos estudos, e guerreiros contra as ações do Diabo.


 ANJOS CAÍDOS
A Bíblia fala em anjos bons e em anjos maus, embora ressalte que todos os anjos foram originalmente criados bons e santos (Gn 1:31). Tendo livre?arbítrio, numerosos anjos participaram da rebelião de Satanás (Ez 28:12?17;11 Pe 2:4; Jd 6; Ap 12:9 ) e abandonaram o seu estado original de graça como servos de Deus, e assim perderam o direito à sua posição celestial
Satanás na sua rebelião contra Deus arrastou consigo uma grande multidão de anjos das ordens inferiores (Ap 12:4) que talvez possam ser identificados (após a sua queda) com os “principados”, “potestades”, “dominadores deste mundo tenebroso” e “forças espirituais do mal”, conforme escreveu o apóstolo São Paulo no capítulo 6 de sua epistola aos Efésios.
Satanás e muitos desses anjos inferiores decaídos foram banidos para a terra e a sua atmosfera circulante, onde operam limitados segundo a vontade de Deus
  
 Hoje, parte deles se acha presa em algemas eternas (II Pedro 2:4; Jd 6), aguardando o juízo do grande dia, enquanto que a outra parte habita as regiões celestes (Ef 6:12), e agem revelando constantemente sua inimizade contra Deus (Ap 12:7), e procuram a destruição do homem, causam-lhes males na alma (Jo 13:27; At 5:3; Ef 2:2,3), no corpo (Lc 13:11?16) e em suas possessões terrenas (Jó 1:12; Mt 8:3I,32I).
A fúria dos anjos maus também está especialmente dirigida contra a Igreja de Cristo, portanto:
a)continuamente procuram destruí-la por suas investidas em geral (Mt 16:18);
b) tentam impedir os ouvintes de que aceitem os favores do Evangelho (Lc 8:12);
c) disseminam doutrinas errôneas (Mt 13:25; I Tm 4:1),
d) incitam a perseguição ao reino de Cristo (Ap 12:7).
Contudo, diz a Bíblia que todos eles serão julgados (II Pe 2:4; Jd 6 ), e lançados no lago de fogo juntamente com Satanás (Mt 25:41; Ap 20:10,14 ), de onde jamais sairão.


15 comentários:

  1. Gostei muito sobre a hierarquia dos anjos. Que vcs continuem postando esses estudos interessantes

    ResponderExcluir
  2. Muito interessante esse estudo. Para aqueles que não conhecem essa parte da história Bíblica é como tirar as vendas dos olhos. Tobias.

    ResponderExcluir
  3. E a primeira vez que vejo o organograma, com as funções dos anjos. E, também fiquei admirado ao saber que, anjos possuem livre-arbítrio. Sempre pensei que o único ser a possuir o livre arbítrio era o homem.

    Xavier, 27/06/12.

    ResponderExcluir
  4. Deus abençoe pelas explicações.parabéns

    ResponderExcluir
  5. Show de bola!!!!
    Legal éssa hirarquia é claro que foje. um pouco do ambito das escrituras sagrada ,mas todavia para que é leigo quanto o assunto abordado foi otimo o mini estudo..
    DEUS nos Abencoe ..

    ResponderExcluir
  6. queria ser um anjos as vezes sou mas queria ter asas ajudo as pessoas e a quem postar comentarios que DEUS vos abenssoe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tambem adoraria ser um querubim.

      Excluir
  7. Muito esclarecedor, diante de uma batalha espiritual fortalece a fé em Deus, e a nossa autoridade sobre os demônios para expulsar e submete-los ao poder de Deus.
    PCS.

    ResponderExcluir
  8. Numa de suas postagens cita Raziel como caido mas cabala não o cita dessa maneira pelo contrario ele citado como o principe dos querubins guardiao dos segredos este anjo fica atras da cortina de seu mestre (Deus) porisso sabe de tudo oque ocorre .
    Segundo cabala ele anotou tudo oque escutava em um livro segundo livro cabalisto que li diz :
    Deus teria revelado o futuro de Adão e Eva no jardim do Eden pelas mãos do anjo Raziel . Esse livro continha conhecimentos sagrados : 72 ramos de sabedoria que revelam a formação de 670 registros de misterio mais elevados . No meio do livro, havia anotações secretas, que explicavam as 1.500 chaves do Universo, que não foram reveladas, nem mesmo aos santos anjos.
    Quando Adão e Eva receberam esse livro , todos os anjos se reuniram em sua volta afim de ouvilos. Quando leitura começou , os anjos exaltaram Adão e Eva como eles fossem o propio Deus ,quando, então, o anjo Hadraniel foi enviado secretamente para lhes dizer: Adão e Eva, não revelem a glória do seu Mestre, pois o privilegio de saber estas coisas só foi dado a vocês , e não aos anjos . Por causa disso Adão e Eva mantiveram o srgredo, e aprenderam os misterios que nem mesmo os ministros celestes conheciam. Depois de transgredirem a ordem de seu mestre a respeitp da arvore do conhecimento o livro saiu voando de suas mãos . Adão ficou tão aflito que entrou no rio Gihon (um dos rios do jardim) ficou la com água até o pescoço , de tal modo que seu corpo ficou todo enrugado e seu rosto, abatido . Deus então fez um sinal para o arcanjo Rafael, para que o livro fosse devolvido, e Adão o estudou pelo resto de sua vida. Ele deixou o livro para seu filho Set, e foi sendo passado de geração a geração até chegar a Abraão.

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Bom dia meu nome e Maxwell, sou escritor e achei seu post bem interessante, por motivos editoriais estou entrando em contato com você para saber se você me autoriza a publicar seu post em meu livro. A onde no qual seu nome e seu blog serão citados na sobre capa do livro, desde já te agradeço, este e meu e-mail maxwellescritor.roterista@hotmail.com Aguardo sua resposta.

    ResponderExcluir
  11. na biblia dos evangelico onde esta RAFAEL

    ResponderExcluir
  12. Anjos-Arcanjos-Kerubins-Serahfins são Seres celestiais que se encontram acima dos Seres Espirituais (Demônios E Seres Com Corpo). Logo a citação errônea dos cristãos de que Satan é um Kerubin não procede pois os Demônios são Seres Espirituais, inferiores aos Seres Celestiais (Kerubins) e não podem ser influenciados por seres inferiores.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando o Profeta Ezequiel cita satanás como querubim, se refere ao seu estado original quando exercia suas funções celestias em adoração a Deus. Todavia após sua rebelião passou à tbnm ser considerado um anjo decaido.

      Excluir
  13. O estudo realmente e muito bom, mas verdadeiramente ainda não Rafael na bíblica

    ResponderExcluir